Nacionais

Publicitário Duda Mendonça morre de câncer aos 77 anos

(SÃO PAULO) – O publicitário baiano Duda Mendonça morreu nesta segunda-feira (16) aos 77 anos, vítima de um câncer no cérebro e complicações de covid-19. Conhecido por comandar campanhas políticas vitoriosas, o publicitário baiano Duda Mendonça morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada por pessoas próximas a ele. Duda Mendonça estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, desde junho. Ele deixa quatro filhos e a esposa, Aline Mendonça.

Essa era a segunda vez este ano que o publicitário passava pelo Sírio. De acordo com GloboNews, ele tratava um câncer no cérebro e foi diagnosticado com covid-19. Por enquanto, o hospital não confirma a morte do publicitário por recomendação da família, que desde a internação proibiu a divulgação de boletins médicos.

GENIALIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou pesar pela morte do publicitário, “um gênio da comunicação política”. Duda Mendonça foi um gênio da comunicação política. O seu trabalho na campanha de 2002 já está na história como uma das campanhas mais bonitas e sensíveis da nossa história.”

Duda ganhou fama em 1992, quando repaginou a imagem de Paulo Maluf (PP) e o levou a uma campanha vitoriosa à Prefeitura de São Paulo. Mas é conhecido principalmente por ter comandado a primeira campanha eleitoral à Presidência da República vencida por Lula, em 2002, com o slogan “Lulinha, Paz e Amor”. Mas Duda também fez história em campanhas com Ciro Gomes (PDT), no Ceará, Miguel Arraes, em Pernambuco, Paulo Skaf (MDB), em São Paulo, e até com o ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.

REPERCUSSÃO

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) também lamentou a morte do publicitário: “Lamento a morte do baiano Duda Mendonça. Publicitário que teve o seu talento reconhecido no Brasil e no mundo. Meus sentimentos para familiares e amigos”.

O ex-ministro José Dirceu (PT) chamou Duda de amigo “sempre presente e solidário nos momentos mais duros e difíceis que passamos juntos”. “Um dia de tristeza e dor pela morte meu amigo Duda Mendonça sempre presente e solidário nos momentos mais duros e difíceis que passamos juntos. Publicitário genial criativo inovador um dos maiores do nosso Brasil responsável pela campanha na TV e rádio que sabia fazer como ninguém vitoriosa de Lula em 2002, mas principalmente amigo e companheiro. Deixo aqui meu abraço de conforto a sua esposa Aline Lucas e demais filhos e filhas”, disse Dirceu, em nota.

O também publicitário João Santana afirmou, em nota, que Duda “foi um divisor de águas no marketing político” do Brasil e o comparou a Boni, ex-diretor-geral da TV Globo. “É uma perda irreparável. Duda foi um divisor de águas no marketing político brasileiro. Para nossa área, teve o mesmo significado de Boni para a TV brasileira: criador de estilo e renovador de linguagens. Todos nós devemos muito a ele.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com