Cidades

PT nacional indica Patrus Ananias como candidato em Belo Horizonte

O ex-ministro Patrus Ananias deverá disputar a Prefeitura de BH com o apoio de todo o partido

 

BH – A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores confirmou ontem (3) a candidatura própria em Belo Horizonte, indicou o nome do ex-ministro Patrus Ananias como o candidato petista. A cúpula petista afirmou a necessidade de construir o caminho para a escolha do vice junto aos partidos da base aliada. A reunião ainda nomeou uma comissão composta por Roberto Carvalho, Patrus Ananias e Miguel Corrêa para articular junto aos partidos da base aliada.
A candidatura própria foi definida depois que o PSB do prefeito Márcio Lacerda, candidato à reeleição, rompeu o acordo com o PT ao se negar a fazer a coligação proporcional – para escolha dos vereadores – nas eleições de outubro. Pelo acordo com Lacerda, o PT mais uma vez seria vice na chapa majoritária, porém desta vez com o deputado Miguel Corrêa Júnior.
Com a decisão, comunicada no sábado, dia 30, último dia do prazo das convenções partidárias, o PT indicou, de última hora, o vice-prefeito Roberto Carvalho. Porém, a Executiva interviu indicando Patrus.

DECISÃO
A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, em uma reunião que durou mais de duas horas entre os membros da comissão montada pelo diretório estadual, que tem como integrantes os deputados Rogério Correia, André Quintão e Miguel Corrêa Júnior. Também estava presente o presidente nacional da legenda, Rui Falcão.
O nome do vice ainda deve ser escolhido, mas vai sair de partidos que fazem parte da base aliada. Após a reunião, foi anunciada a criação de uma comissão formada pelo deputado Miguel Corrêa Júnior, Roberto Carvalho – presidente municipal da legenda, e até então, candidato do partido, e Patrus. Essa comissão vai discutir e, conforme Miguel Corrêa Júnior, analisar para depois escolher um nome da base aliada que seja de consenso, conforme relato do Portal Uai.
Ainda conforme o deputado, outra atribuição da comissão será convencer Carvalho de que a candidatura de Patrus vai trazer mais visibilidade para a chapa. “Reconhecemos o trabalho do Carvalho. Ele foi muito importante durante todo o processo, mas temos que optar por um nome mais competitivo”, disse.
No final do encontro desta terça, Rui Falcão destacou que o acordo entre PT e PSB em Belo Horizonte foi “rasgado unilateralmente” por Lacerda e que o rompimento de acordo em política “é uma coisa gravíssima”. Falcão elogiou a postura de Roberto Carvalho em buscar uma candidatura própria nas discussões internas. “Ele sempre defendeu a candidatura própria, argumentando que o prefeito Márcio Lacerda poderia, a qualquer momento, nos surpreender. Temos de reconhecer hoje que o Roberto Carvalho, neste aspecto, tinha razão.”
Procurado, Roberto Carvalho afirmou que até quinta-feira vai anunciar sua decisão que, segundo ele, estará de acordo com o que for melhor para a legenda. “Sempre fui um homem do diálogo e vou conversar com os membros da comissão. Vou optar pelo que for melhor para o partido”, declarou. Carvalho afirmou que está satisfeito, já que antes se encontrava isolado em relação à necessidade de uma candidatura própria do PT. “Todo o movimento foi vitorioso e consagrado. Antes todos diziam que eu era louco de defender a candidatura própria do partido. A história mostrou que eu estava certo”, comemorou.
Oficialmente, o candidato do PT em Belo Horizonte é o atual vice-prefeito Roberto Carvalho, que nesta segunda fez o registro no TRE para garantir uma candidatura petista. Com o acerto desta terça, ele deverá abrir mão de sua candidatura em favor de Patrus.
Na saída da reunião, Miguel Corrêa Júnior falou com a imprensa sobre a possibilidade do PSB voltar atrás na decisão de retirar o PT da aliança proporcional. Mas, segundo o deputado, isto não influenciaria em nada. “Talvez, entenderíamos apenas como um gesto político. Não como uma decisão de construção dessa chapa. Não tem volta. Nós temos candidatura própria e estamos preparados para enfrentar a disputa em Belo Horizonte”, disse. (Com Portal Uai e Estadão).

 

PT se alia ao PMDB em Governador Valadares
(Da Redação) –
Reforçando a aliança que elegeu a presidenta Dilma Rousseff, com Michel Temer como vice, PT e PMDB também estão unidos para a eleição municipal em Governador Valadares. Ao confirmar a candidatura da prefeita Elisa Costa à reeleição, na convenção do Partido dos Trabalhadores realizada no sábado (30 de junho), os petistas comemoraram a aliança com o PMDB, que indicou como candidato a vice seu presidente municipal, o ex-prefeito e ex-deputado federal Ronaldo Perim. Para petistas e peemedebistas, a aliança entre Elisa e Ronaldo fortalece o governo federal, e garante a manutenção em Valadares de políticas públicas em educação, geração de empregos, construção de moradias populares e obras de infraestrutura.
O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) elogiou a indicação de Ronaldo Perim, lembrando momentos da trajetória política do ex-prefeito, que foi um dos líderes da campanha pelas Diretas Já em Valadares, no início dos anos 80. “Nos anos 80, quando o movimento sindical estava crescendo na região, muitos dos que se filiavam a sindicatos eram demitidos, e o Ronaldo garantiu empregos a eles na prefeitura. Quando o PT tentou a reeleição de João Domingos Fassarella (em 2004), e o PMDB não estava coligado conosco, ele se licenciou do PMDB para apoiar o Fassarella. A participação do Ronaldo vai engrandecer a campanha”, avaliou Leonardo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com