Cultura

Proposta de estilista alia valorização da cultura mineira e sustentabilidade

O Projeto Carne Seca tem como foco a pesquisa da estética popular, a valorização da cultura e dos costumes do povo mineiro (Crédito: Divulgação)

IPATINGA – Trabalhar possibilidades criativas, sintonizadas a atualidade, aliando ao mesmo tempo o vestuário ao conceito de sustentabilidade faz parte da rotina da estilista e artista plástica Vanuza Bárbara. Um preview de seu novo trabalho, denominado Projeto Carne Seca, será apresentado no 7º Salão do Livro Vale do Aço, realizado pela Paralelo 3 e Instituto Cultural Usiminas, entre os dias 8 e 12 de maio.
“O Projeto Carne Seca tem como foco a pesquisa da estética popular, a valorização da cultura e dos costumes do nosso povo, além de gerar renda e investir em sustentabilidade. Faremos uma reflexão sobre a identidade da moda atual no país, sobretudo no que concerne as manifestações culturais do povo mineiro e toda a riqueza de nosso artesanato, como pedrarias e bordados”, conta Vanuza Bárbara.

HOMENAGEM
Ela explica que sua inspiração e homenagem são para o trabalho desenvolvido por Flávio Império, renomado arquiteto, artista plástico e cenógrafo que tinha como base para seu trabalho o reaproveitamento de materiais e objetos que são rejeitados pela sociedade, entrando aqui o conceito de sustentabilidade defendido pela estilista. O material utilizado na confecção das peças é refugo de produção industrial, doados pela empresa Provest Uniformes, que apoia seu projeto por meio da Lei de Incentivo a Cultura.
Preocupada ainda com questões sociais e para dar vida a seu novo trabalho, a artista se associou ao Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte, de Ipatinga, uma cooperativa de mulheres que enxergam no bordado uma nova forma de renda.
A exposição Projeto Carne Seca ficará em exibição na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, Rua Mariana, 119, Centro de Ipatinga, de 8 a 12 de maio. A entrada é franca.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com