Cidades

Projetos de Timóteo são classificados no InovaSUS

O prefeito Sérgio Mendes e o secretário de Saúde Fabiano Moreira comemoram a aprovação dos projetos: melhorias na saúde pública

 

TIMÓTEO – O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, premiou, em fevereiro, os 20 municípios ganhadores do Prêmio Gestão do Trabalho para Valorização de Boas Práticas e Inovação da Gestão do Trabalho na Saúde – o Prêmio InovaSUS. O concurso foi destinado aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que pretendiam divulgar soluções e boas práticas para fortalecimento na área.
O objetivo do InovaSUS era valorizar, reconhecer e premiar as melhores práticas e/ou inovações relacionadas à gestão do trabalho na saúde, que busquem excelência e aprimorem a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS. Ao todo foram apresentadas 262 iniciativas de todo o país, mas apenas 190 foram classificadas e 20 foram premiadas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo teve quatro projetos aprovados e classificados no concurso. “O InovaSUS visa potencializar e mostrar para o Brasil experiências de programas assistenciais de saúde inovadoras. Não ganhamos o prêmio, mas só o fato de Timóteo ter submetido quatro projetos e todos os quatro terem sido selecionados já é um motivo de muita comemoração”, disse o secretário Fabiano Moreira.

RESULTADO

Dos quatro projetos da Secretaria de Saúde de Timóteo, o ‘SUS fala’ é o que teve o melhor resultado, ficando entre os 69 melhores. Para Fabiano, a felicidade é ainda maior de saber que “dentre quase 300 projetos” que concorreram, o ‘SUS fala’ foi o de número 69. “Posso afirmar com orgulho que, Timóteo, entre as mais de 5500 cidades brasileiras, está entre os 69 projetos de saúde que são vanguarda para o país, que são destaques referenciados pelo próprio Ministério da Saúde. Isso mostra que, mesmo que a gente esteja vivendo um momento difícil, com queda vertiginosa de receita, o prefeito Sérgio Mendes está trilhando os caminhos da excelência”, afirmou Moreira.
Todos os trabalhos apresentados pela Secretaria de Saúde de Timóteo foram implantados pela atual administração municipal. No Vale do Aço, foi o município que mais apresentou projetos e todos foram aprovados. Coronel Fabriciano também teve um programa classificado.

‘SUS FALA’
O SUS fala é pioneiro no Estado e foi criado para interagir com o cidadão em tempo real. O programa auxilia nas marcações de consultas, de exames, na divulgação de ações da secretaria, entre outras vantagens. Uma mensagem de texto é digitada e transformada em mensagem de voz. A partir daí o Sistema faz a ligação para a casa das pessoas cadastradas pelo SUS. “A ligação é personalizada com o nome do dono do telefone. Facilita, pois temos informado marcação de consultas com antecedência”, contou Fabiano Moreira.
Além das ligações gravadas, são enviadas mensagens de texto para os celulares das pessoas. De acordo com o Secretário de Saúde, o SUS fala tem sido um parceiro grande no combate a dengue. Por exemplo, se um bairro está com o índice de infestação larvária muito alto, o programa permite fazer ligações telefônicas para todos os domicílios dando esse alerta e pedindo apoio da população. “Com o SUS fala conseguimos chegar rápido à população através de ligações telefônicas, mensagens de texto, informando em gravação eletrônica uma ação de saúde, um incentivo a vacinação, tudo aquilo que a secretaria e o governo acham interessante que a população saiba em tempo real”, disse Fabiano, lembrando que através do cadastro do SUS é possível fazer mais de 50 mil ligações em três dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com