Cidades

Projeto Pomar Urbano revitaliza mais de 10 áreas em Ipatinga

Locais antes usados como lixões a céu aberto hoje contribuem para a recuperação ambiental e paisagística da cidade, além da produção de alimentos

IPATINGA – Na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro), o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga divulgou o resultado de uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida em diversas regiões da cidade e que são fruto da implantação do ‘Projeto Pomar Urbano’. Realizada juntamente com a Infrater Engenharia, a iniciativa tem como objetivo central criar paisagens mais agradáveis dentro do espaço urbano, eliminando áreas degradadas. A partir de demandas apresentadas também pela população, é promovida a recuperação ambiental e paisagística em pontos de despejo irregular de lixo, transformados em espaços verdes e de produção de alimentos.

POMAR URBANO

O projeto teve início com a implantação de um pomar em um terreno localizado na avenida Londrina, no bairro Veneza. Em seguida, outra área pública foi recuperada no Canaã. Muito bem recebido pela comunidade, o ‘Pomar Urbano’ ganhou novos braços em outros bairros da cidade.

De acordo com a Sesuma, em um ano foram revitalizadas 11 áreas, com o plantio de 485 mudas. Os locais, comumente utilizados para o descarte irregular de lixo e entulho, foram transformados em verdadeiros pomares urbanos.

ESPÉCIES

Entre outras frutas, foram plantados pés de goiaba, acerola, pitanga, romã, amora, laranja, laranja-campista, limão-taiti, laranja-Bahia, tangerina-ponkan, laranja-serra-d’água e jambo. 

Entre os locais que receberam maiores quantidades de mudas estão o bairro Vila Celeste, numa área anteriormente usada como lixão a céu aberto (foram plantadas 92 mudas de espécies variadas de árvores frutíferas); a avenida Londrina, no bairro Veneza II (que recebeu 84 mudas), e o Parque Ipanema (65 mudas). Além destes locais, bairros como Bethânia, Bom Retiro, Bela Vista, Cidade Nobre, Cariru, Iguaçu, Limoeiro e Vila Ipanema também foram contemplados com o projeto.

“É importante ressaltar que se tratam de áreas públicas, que estavam sendo mal utilizadas e estão bem próximas da população”, salienta a Sesuma.

META

Segundo a Administração municipal, a meta estipulada para o plantio de árvores frutíferas foi alcançada no período de um ano. Para 2020, o objetivo da atual gestão é duplicar a quantidade de mudas plantadas, multiplicando os pomares. Para isso, o Departamento de Meio Ambiente já mapeia os terrenos baldios que estão em mau uso no município e identifica as variedades frutíferas adequadas para cada um deles.

“Logo que a área é identificada, segue-se a limpeza, preparação do solo, plantio das mudas e manutenção. A Secretaria pretende chegar até o fim do ano que vem com quase mil novas mudas plantadas, mas para isso é importante que a população seja parceira no projeto, ajudando a cuidar das árvores, não jogando lixo ou entulho e denunciando aqueles que agem de forma criminosa”, orienta o Departamento de Meio Ambiente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com