Cidades

Projeto Político Pedagógico deve priorizar realidade local

Educadoras de Timóteo e Fabriciano debatem implementação da BNCC em nível municipal

TIMÓTEO – Diretores e pedagogos da rede pública de Timóteo e Coronel Fabriciano discutiram o planejamento e a execução da Base Nacional Comum Curricular em nível municipal em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório da Fundação Aperam Acesita. O tema “BNCC – Da proposta a ação, planejar e executar” foi abordado pela palestrante Zita Lago, licenciada em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação.

O evento faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam South América, por meio da Fundação Aperam Acesita, em parceria com a secretarias de Educação de Timóteo e Coronel Fabriciano, a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. O encontro teve por objetivo fomentar a discussão sobre as inovações implementadas na educação, por meio da BNCC, e disponibilizar estratégias e metodologias para a construção das propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

ABERTURA

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino. O secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais Andrade, e o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, oprofessor Vespa, compuseram a mesa inicial de trabalho.

EQUIDADE

Em sua explanação, a doutora Zita Lago destacou a importância de se fazer um projeto político pedagógico com base na equidade, respeitando-se as diferenças. “A sociedade democrática não planifica para igualizar, mas promove uma planificação pedagógica que traga a equidade, com a construção de um projeto de acordo com sua realidade, mas tendo como norteador a Base”, afirmou.

A professora doutora relatou o exemplo exitoso da reconstrução da Alemanha que priorizou o ensino profissionalizante, para avalizar o caminho da BNCC que busca a preparação para o mercado do trabalho com o desenvolvimento de competências e habilidades.  Ela salientou que a Educação deve ser trabalhada de forma plural e inclusiva, acrescentando que a BNCC é transformadora.

EFICIÊNCIA

O professor Vespa ressaltou a importância do trabalho integrado de discussões sobre o BNCC. “Este encontro é um momento de qualificar ainda mais o planejamento dos municípios para garantir a eficiência do projeto pedagógico”, citou o secretário de Educação, elogiando o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino da Fundação Aperam Acesita. A diretora da Escola IMETT (Instituto Municipal de Escola Técnica de Timóteo), Ana Paula Correia de Araújo, frisou que a BNCC abre a possibilidade das escolas trabalharem as diversas culturas locais. “A palestra da Doutora Zita acrescenta muito ao trabalho realizado em Timóteo e região, de construir um projeto político pedagógica a partir da realidade municipal”.

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