Cultura

Projeto Nós na tela ganha sequência hoje

IPATINGA – Depois de passar por várias escolas locais, o Nós na tela chega ao Barra Alegre no próximo sábado (15), feriado da República.
A Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage, das Chácaras Madalena, sediou a segunda oficina de cinema de uma série de cinco que integram o programa da terceira edição do Nós na tela. O evento reuniu 15 alunos da rede municipal, e vai até o dia 23 de novembro, com aulas sempre aos sábados.
O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à produção local de audiovisual e formar técnicos na linguagem da sétima arte em Ipatinga.

Quanto ao fato de a oficina acontecer em pleno feriado, Sávio Tarso, idealizador do projeto, diz que representa uma oportunidade para quem geralmente tem compromissos nestes dias. “Muitos alunos, às vezes, ajudam os pais que trabalham fora, quando não é feriado”, observa, brincado em seguida com a expressão latina “res publica”, que deu origem à expressão república. “Nosso cinema é o cinema da res publica. A gente faz tudo para que a telona seja sempre a nossa coisa pública, e que o povo exerça sua soberania por intermédio da arte, que ele se imponha por este caminho, do fazer cinema e ter acesso às produções da sétima arte”.

PRODUÇÃO

Os participantes das oficinas estudam sobre modos de representação, fotografia, som e foram motivados a refletir sobre uma forma original de fazer cinema, por sugestão do documentarista e historiador, Sávio Tarso.
As turma aprendem sobre cada etapa da produção, desde o roteiro, direção e montagem, inclusive manuseando equipamento fotográfico com a função filmar/gravar.

‘’Os alunos se mostraram interessados nos assuntos abordados, já que se envolveram com todas as atividades propostas, realizando cada tarefa com muita dedicação’’, segundo observa Elmina Ferreira, da equipe de produção do Nós na tela III.

IMPORTÂNCIA

Entre os estudantes que participaram da oficina estavam Guilherme Vilas Novas, 14, e Laura, 13. Guilherme comentou que a oficina mudou sua vida. ‘’Esse curso aumentou meu gosto pelo cinema e, assim, minha vontade de produzir filmes valorizando as pessoas da comunidade onde vivemos”.
Laura, por sua vez, disse que a oficina motivou reflexões. ‘’Aprendi como o documentário é importante para mostrar a realidade das pessoas, deixando de lado o que é inventado.’’


SERVIÇO


Programação | Nós na tela III

15/11/2013 – 8h às 18 horas
E. E. Caetana América Menezes
Av. Francisco Rodrigues, 150
Barra Alegre – Ipatinga – MG
23/11/2013 – 8h às 18 horas
E. M. Márcio Andrade Guerra
Rua Mangaratiba, 105
Veneza II – Ipatinga – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com