Cultura

Projeto musical discute a produção autoral da região

O grupo Candeeiro Encantado trabalha com o diálogo de ritmos genuinamente brasileiros, como o congado, o maracatu, o baião e a capoeira    (crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – O projeto “A Confraria: Unidade Musical Vale do Aço” realiza nesta quinta feira (14), às 19h, no Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas, a segunda edição do evento. O propósito é promover a articulação de projetos de produção, intercâmbio e criação artística em música na região. Faz parte também do projeto a discussão sobre o cenário musical local por meio da interação dos músicos do Vale do Aço. Hoje, o encontro com foco na produção autoral receberá as bandas “Candeeiro Encantado” e “Cigarro Picado”
Na sua primeira edição, a confraria lançou o projeto convidando a banda de reggae “Rasta Courage” e o espetáculo/show “Canto das Três Raças”, do Espaço cultural Casa laboratório. Com casa lotada e uma repercussão surpreendente, a ideia se estruturou e, até o final do ano de 2012, mensalmente duas bandas irão ocupar o Jardim do Instituto Cultural Usiminas com espetáculos musicais que geralmente não conseguem ocupar os locais de apresentação convencionais da cidade.

COMO PARTICIPAR

O formato inicial do projeto é apenas para bandas da região que têm como propósito criar projetos musicais mais arrojados, pensando em um conceito musical, narrativa, linguagem, cenografia, produção artística e outros elementos que compõem a construção de um produto cultural mais consistente. Às produções que não têm acesso a essas informações, a Confraria dispõe de uma equipe de profissionais que também pode orientar a criação do projeto desde a elaboração da ideia até a construção do show. Segundo o diretor artístico João Carlos Cardoso, o propósito é estimular os músicos da região a pensar a produção musical de maneira mais abrangente. Em julho, será lançado o edital para as inscrições dos projetos musicais de bandas e artistas independentes da região do Vale do Aço, que irão se apresentar o ano de 2012.

AS BANDAS

O Candeeiro Encantado, grupo fundado em 2007, é formado por Caio Nabuco, (voz/ violão/ guitarra/ percussão), Emerson Rodriguez (bateria/ percussão/ voz), Jr. Endrik, (guitarra/ voz) e Gilles (baixo/ voz), traz um conceito sonoro e poético que se identifica pela mistura. Assim, esse conceito é mediador do diálogo entre ritmos genuinamente brasileiros. Entre eles, o congado, o maracatu, o baião, a capoeira que interagem com linguagens da música universal como o rock, o blues, o reggae. Dessa fusão nasce um som que desconhece limites e fronteiras. O grupo está em processo de produção de seu primeiro CD intitulado “Pôr da Terra”, que tem seu lançamento previsto para novembro.
Composta por quatro músicos, a banda Cigarro Picado foi fundada no ano 2000. A banda sempre teve forte influência das bandas de rock clássico da década de 70, jazz e blues e, desde sua fundação, vem desenvolvendo trabalhos voltados para estes estilos. Formada pelos músicos Nagib Benevenuto (guitarra, teclado e voz), Leandro Cortezão (bateria e voz), Juninho (bateria e voz) e Leandro Martins (teclado, gaita, baixo e voz) .

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com