Cultura

Projeto ‘Moradores’ abre temporada 2016 na região

IPATINGA – A cidade abrirá a quinta temporada do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”, a partir desta quarta-feira (14). Movimento de ocupação urbana pela valorização da memória e da identidade cultural das cidades brasileiras, o projeto fará uma releitura da história da cidade a partir de uma combinação de registro audiovisual de narrativas dos seus moradores, ensaios fotográficos e exposições de retratos em grande formato pelas ruas e praças de Ipatinga.

Tudo começará com uma tenda branca montada em três praças de Ipatinga, durante quatro dias: Praça 1º de Maio (14 e 15/09), Praça do Bom Jardim (16/09) e Parque Ipanema (17/09), sempre no horário de 9h às 17h. Nelas, um convite será feito aos moradores para se deixarem fotografar e ao mesmo tempo, contarem suas próprias histórias e suas relações afetivas com a “capital” do Vale do Aço.

ALÉM DAS COISAS

“Uma cidade só é viva porque é formada por algo que vai além das suas casas, construções e paisagens naturais. Ela tem alma porque faz parte da histórias de seus moradores. Em Ipatinga não é diferente. O maior patrimônio que a capital do Vale do Aço tem é exatamente seus moradores. É o que iremos mostrar”, explica Gustavo Nolasco, um dos criadores do projeto, ao lado dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

EXPOSIÇÃO
Assim como feito em outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, a exposição final do projeto ocupará um cartão postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, de 07 a 30 de outubro. Serão 14 painéis de grande formato (4m x 2m) com retratos de moradores de Ipatinga.


Campanha “Indique os personagens”

Além das pessoas que passarem por essas praças, a equipe do projeto levará até as tendas pessoas “populares” em Ipatinga e que já se tornam “símbolos” ou “figurinhas carimbadas” na cidade. Para encontrar esses “populares”, o projeto lançou no domingo (11/09), uma campanha nas redes sociais para que qualquer um possa indicar pessoas a serem fotografadas. “A ideia é que seja uma construção coletiva. Queremos que todos tenham a oportunidade de sugerir boas histórias e perceberem que qualquer pessoa é um personagem em potencial”, explica Desimoni. As indicações podem ser feitas diretamente na página do Facebook do projeto: www.facebook.com/projetomoradores.


SERVIÇO

Para indicar personagens populares de Ipatinga: https://www.facebook.com/projetomoradores

Tenda fotográfica:
Praça 10 de Maio
Datas: 14 e 15/09, quarta e quinta-feira Horário: 9h às 17h
Tenda fotográfica: Praça do bairro Bom Jardim
Data: 16/09, sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Tenda fotográfica:
Parque Ipanema
Data: 17/09 sábado
Horário: 9h às 17h
Abertura da exposição
Local: Parque Ipanema
Data: 06/10, quinta-feira
Horário: 19h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com