Cultura

Projeto Mapa da Mina identifica mais de 550 nascentes em Ipatinga

Cabeceiras do Ribeirão Ipanema: números são considerados “surpreendentes” pelos organizadores do projeto

IPATINGA – Mais de 550 nascentes foram identificadas em todo o território do município de Ipatinga, e cerca de 30% estão localizados em áreas degradadas ambientalmente. Estes são alguns dos dados levantados pelos agentes que atuam no projeto Mapa da Mina, lançado em janeiro de 2015 com a finalidade de avaliar o potencial hídrico local, numa parceria que envolve Prefeitura, Ministério Público e Instituto Interagir.

O resultado oficial da pesquisa realizada no Mapa da Mina será apresentado publicamente na próxima terça-feira (06/12), a partir das 9h, em audiência com a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), do conselho da Área de Proteção Ambiental (APA-Ipanema), de entidades ambientalistas e moradores. O encontro vai acontecer no plenário da Câmara Municipal.

RESULTADOS SURPREEDENTES

Quase dois anos após o início dos trabalhos de identificação e proteção das nascentes, os números são considerados “surpreendentes” pelos organizadores do projeto. Na fase inicial, a expectativa era conseguir alcançar pelo menos 300 fontes d’água nas áreas rural e urbana do município, mas o levantamento final é praticamente o dobro.

O Mapa da Mina propõe catalogar, estudar, proteger e recuperar o manancial hídrico existente em Ipatinga. Durante os levantamentos, as equipes do projeto utilizaram aparelhos GPS, fotografias e relatórios. Todos os dados servem de base para a produção de um mapa hidrográfico atualizado da região, incluindo ações estratégias previstas para incentivar a proteção dessas nascentes e o monitoramento das áreas identificadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com