Cidades

Projeto estimula produção de energia solar em Minas

Cerimônia realizada no Palácio Tiradentes marcou lançamento do Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, desenvolvido pela Cemig     (Crédito: Carlos Alberto / Imprensa MG)

BH – O governador Antonio Anastasia presidiu nesta terça-feira (5), no Palácio Tiradentes, a solenidade de lançamento do Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela Cemig no campo energético. O objetivo é mapear o potencial energético e identificar os melhores sítios para estimular a atração e implantação de empreendimentos solares no Estado.

Este projeto é parte dos esforços do Governo de Minas para o aumento da participação da energia renovável na matriz energética mineira, em especial as alternativas solar e eólica. Foram investidos no Atlas Solarimétrico R$ 2,85 milhões. O trabalho resultou em cinco novas estações climatológicas nos municípios de Diamantina, Jaíba, Paracatu, Sete Lagoas e Uberlândia.

“Estamos apresentando um atlas que vai permitir não só que a parte técnica da Cemig, os nossos professores, as estações que estão sendo instaladas pelo Estado, fazer a pesquisa detalhada desse potencial energético, mas, o mais importante, para termos a atratividade de empreendimentos que tenham o sol como fonte energética E empresas que vão construir e melhorar a tecnologia, para transformar a luz do sol em energia”, destacou o governador.

De acordo com Anastasia, o lançamento do Atlas é mais um passo importante para consolidar o perfil de Minas como centro de produção de energia limpa no país. “Com nossa capacidade hidrelétrica, que é conhecida, com as nossas centrais hidrelétricas, com o gás, com as pequenas centrais, com a eólica, com a solar, com a biomassa, Minas Gerais tem, portanto, um perfil de energias alternativas extremamente atraente e queremos estimular isso. Nos últimos meses, temos discutido no Brasil o tema da energia, que é fundamental, porque energia significa vida, a força motriz que vai desenvolver o Brasil e, mais do que isso, que nos dá o nosso dia a dia, a nossa vida”, completou.

FINANCIAMENTO
Os dados provenientes das estações climatológicas, em seus primeiros dois anos de operação, serão reunidos e agrupados aos já existentes no atlas, com a finalidade de mapear mais pormenorizadamente o potencial solarimétrico de Minas. Além disso, servirão para obter a radiação direta incidente no Estado, insumo fundamental para o projeto de usinas solares. Essas informações mais detalhadas serão consolidadas no segundo volume do Atlas Solarimétrico, a ser lançado no final do projeto, dentro de 24 meses.
De acordo com o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, a empresa está se propondo a viabilizar os projetos de ligação entre esses parques solares e as linhas de distribuição mais próximas.

O ATLAS
O Atlas, parte integrante do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D Cemig-Aneel, vem sendo executado pelo Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde, com participação do Climatempo, da PUC-Minas, da Universidade Federal de Pernambuco e da Superintendência de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig.

Os dados preliminares desse trabalho são promissores, apontando índices de radiação solar de 5,5 a 6,5 kWh/ m²/dia em mais de metade da área do Estado, caracterizando sua adequação à implantação de empreendimentos solares.
O material oferece informações solarimétricas para todos os municípios mineiros, um ranking de regiões de maior potencial, subsídios para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como implantações de empreendimentos solares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com