Cidades

Programa orienta para o diagnóstico da hanseníase

FABRICIANO – O Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase da Prefeitura de Fabriciano alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase. A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelha, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e a manifestação pode variar entre dois a dez anos, mas todos os casos têm tratamento e cura. Atualmente, o município possui 16 pacientes em tratamento e outros 35 receberam alta, mas estão cuidando das reações da doença.

A enfermeira do Programa, Brenda Oliveira, explica que a hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. “A principal forma de diagnosticar a doença é observar se há uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato”, explica.

SINTOMAS

Entre outros sintomas da hanseníase estão: caroços ou inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e diminuição da força dos dedos mínimos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; além de áreas com diminuição dos pelos e do suor.

“Caso a pessoa apresente um dos sintomas da hanseníase, a orientação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para atendimento e tratamento. E, a partir desse primeiro atendimento, a pessoa será direcionada ao Programa de Combate a Tuberculose e Hanseníase”, orienta Brenda Oliveira.

TRATAMENTO
A principal forma de transmissão da doença se dá pela tosse e espirro da pessoa doente que ainda não iniciou o tratamento. “Vale lembrar que as pessoas que moram com alguém que está com hanseníase devem ser examinadas e orientadas para reconhecer os sinais da doença. A hanseníase não é transmitida por abraço, aperto de mão e carinho. E em casa e no trabalho não é necessário separar as roupas, os pratos ou talheres e copos”, ressalta Brenda.

O tratamento da hanseníase é feito por ingestão diária de medicamento via oral e pode durar de seis meses a um ano. Também faz parte do tratamento exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas. No caso das pessoas que apresentam mãos, pés e olhos insensíveis ou com atrofias devem adotar medidas e cuidados especiais diários.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com