Cidades

Programa Mais Educação é ampliado na rede municipal

As representantes do MEC discutiram o plano de ações do programa juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Educação e as equipes diretivas das 24 escolas

IPATINGA – Qual é o significado do programa Mais Educação, política indutora do Ministério da Educação (MEC) em relação à educação integral? Este foi o questionamento que conduziu a visita técnica realizada em Ipatinga pelas assessoras do programa do governo federal, Rogéria Freire Figueiredo e Marilene Leite. O Mais Educação é uma estratégia do MEC para estimular a ampliação da jornada escolar em todo o país.

As representantes do MEC discutiram o plano de ações do programa juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Educação e as equipes diretivas das 24 escolas municipais contempladas pelo Mais Educação em 2013. Ainda durante a passagem pelo município, as assessoras tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de nove unidades escolares participantes.

FORMAÇÃO CONTINUADA

“Os objetivos do programa de educação integral vão ao encontro do desejo da Secretaria de Educação de Ipatinga em trabalhar com a perspectiva da formação continuada e planejamento das ações do Mais Educação. Onde encontramos esse terreno propício, buscamos caminhar junto com o poder público para atender as crianças e os adolescentes do município da melhor maneira possível”, observou a assessora do Mais Educação do MEC, Rogéria Freire Figueiredo.

Para a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares, o Mais Educação é mais uma oportunidade de transformar Ipatinga em um município “educador”. “Trabalhamos na perspectiva da articulação e implementação dessa política pública, estimulando os gestores das escolas no desenvolvimento das atividades. Sobretudo, para estabelecer vínculo ativo com as comunidades, envolvendo todos os atores sociais numa parceria em prol de uma educação de qualidade”, argumentou.

O foco do programa Mais Educação é alcançar todas as escolas e tornar a Educação Integral uma política de integração, a partir de oficinas e atividades didáticas, assegurando a ampliação de espaços e ações educativas, além do resgate de valores culturais, sociais e humanos.

PARCERIA

Para o desenvolvimento de cada atividade do programa, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes.

As oficinas serão desenvolvidas nos macro-campos da Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Acompanhamento Pedagógico; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Comunicação e Uso de Mídias; Cultura Digital e Tecnologia; Agroecologia; Esporte e Lazer.

ESCOLAS
A partir do próximo semestre, as escolas municipais Mário Casassanta (Ipaneminha), Hermes de Oliveira Barbosa (Pedra Branca), Deolinda Tavares Lamego (Bethânia), Lucinda Fernandes Madeira (Vila Formosa), Gercy Benevenuto (Taúbas), Nelcina Rosa Jesus (Veneza), Jaime Morais Quintão (Jardim Panorama), Professora Maria Conceição Pena Rocha (Esperança) e Padre Bertollo (Cidade Nobre) iniciam o Mais Educação pela primeira vez.

Continuam no programa em 2013 as escolas Arthur Bernardes (Canaã), Everson Magalhães Lage (Caçula), Vilma de F. Silva (Bethânia), Paulo Freire (Parque das Águas), Terezinha Nívia O. Lopes (Nova Esperança), Zélia Duarte Passos (Bethânia), Márcio Guerra (Veneza II), João Reis de Souza (Limoeiro), Altina Oliveira Gonçalves (Iguaçu), João Amparo Damasceno (Vila Celeste), Levindo Mariano (Bom Jardim), Evaldo Fontes (Forquilha), Chirlene Cristina Pereira (Bethânia), Game (Iguaçu), Henrique Freitas Badaró (Esperança).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com