Vida & Saúde

Professores são finalistas do prêmio Arquitetura e Construção

 O Edifício Olga possui sete andares e oito unidades de 130m² de apartamentos duplex de três quartos

FABRICIANO – O projeto do Edifício Olga, condomínio residencial localizado na Avenida 26 de Outubro, 304, no bairro Bela Vista, em Ipatinga, é um dos finalistas do VI Prêmio Arquitetura & Construção, organizado pela revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril. O projeto, assinado pelos professores Cássio de Lucena, Carla Paoliello e Vinícius Ávila, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), está entre os finalistas na categoria: “Condomínios Residenciais”. O prêmio, criado em 2008, tem como objetivo premiar os melhores projetos arquitetônicos realizados no Brasil e destacar a criatividade e a inovação dos arquitetos do país. A votação pública que ajudará a Comissão Julgadora a escolher os vencedores já está aberta. Os internautas têm até 16 de setembro para dar o seu voto e ajudar na escolha dos ganhadores a partir do site http://abr-casa.com.br/premio/votacao/condominios-residenciais.php.

TROFÉU
Os vencedores do prêmio receberão o troféu “O Melhor da Arquitetura” durante uma solenidade realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, além de ter seus projetos publicados na revista Arquitetura & Construção. O concurso, de âmbito nacional, selecionou projetos arquitetônicos com obras rea-lizadas e concluídas no território nacional no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de maio de 2013, nas categorias: intervenção urbana, lojas e showrooms, retrofit, escolas e universidades, edifícios culturais, edifícios comerciais ou de escritórios, bares, restaurantes e casas noturnas, escritórios e condomínios residenciais.

CRITÉRIOS
A definição dos vencedores será realizada pela Comissão Julgadora com base nos seguintes critérios: inovação, funcionalidade, solução plástica, implantação e integração com o entorno, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico, materiais e, ainda, por meio do resultado da votação dos internautas.
Para o professor Cássio, o reconhecimento externo vindo de uma revista de alcance nacional, como a Arquitetura & Construção, e com a chancela da Editora Abril, é uma valorização importante para a arquitetura do interior de Minas. “Esse tipo de reconhecimento desperta o mercado para a qualidade e para a capacidade dos profissionais de Arquitetura que atuam na região e, com isso, fomenta a atuação deste profissional no mercado”, destaca.

O PRÉDIO
O Edifício Olga foi projetado e construído pela “Grau Arquitetura”, empresa formada pelos e arquitetos e professores do Unileste, Cássio de Lucena, Carla Paoliello e Vinícius Ávila. O edifício possui sete andares e oito unidades de 130m² de apartamentos duplex de três quartos. Entre os diferenciais do projeto, destacam-se a distribuição vertical não convencional dos apartamentos do prédio, que permitiu que todas as unidades tivessem a sala com o teto mais alto e jardins internos. Além disso, os apartamentos possuem grandes vãos de abertura, que permitem uma maior comunicação entre espaços externos e internos, favorecendo a interação com o entorno, já que o prédio tem como vizinho o Parque Estadual do Rio Doce. A presença das grandes janelas também propiciou um maior conforto térmico para os ambientes.

Segundo Cássio, o sentimento do grupo é de reconhecimento e estímulo ao desenvolvimento de novos projetos cada vez mais propositivos, eficientes e, acima de tudo, condizentes com as singularidades e demandas da população do Vale do Aço. Os projetos vencedores serão conhecidos em outubro de 2013. Outras informações sobre o prêmio podem ser conferidas no site http://abr-casa.com.br/premio/regulamento.shtml.


Os professores do Unileste Carla Paoliello, Cássio de Lucena e Vinícius Ávila

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com