Cidades

Produção industrial em Minas cresce 4,6%

BRASÍLIA – A produção industrial de Minas Gerais apresentou, em maio de 2021, um avanço de 4,6% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Onze dos quinze locais pesquisados mostraram taxas positivas. Nesse mês, Goiás (4,8%), Minas Gerais (4,6%), Ceará (4,4%) e Rio de Janeiro (4,3%) apontaram as expansões mais elevadas. Minas Gerais eliminou o recuo de 0,9% registrado no mês de abril.

O crescimento de 1,4% na produção industrial na passagem de abril para maio foi acompanhado por 11 dos 15 locais analisados pela edição regional da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional). As maiores altas foram verificadas em Goiás (4,8%) e Minas Gerais (4,6%), que eliminaram os recuos de 1,7% e 0,7% registrados em abril, seguidos por Ceará (4,4%) e Rio de Janeiro (4,3%), que acentuaram seus avanços de 3,0% e 1,6% no mês anterior. Esses são alguns resultados que o IBGE divulga hoje (8).

MUDANÇA DE CENÁRIO

“Em maio, houve uma mudança de cenário na produção industrial, que vinha registrando taxas negativas nos últimos três meses e que, em abril, teve 10 dos 15 dos locais pesquisados com resultados negativos. Essa movimentação pode ser atribuída a uma maior flexibilização das medidas restritivas em função da pandemia”, explica o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida.

Ele lembra que, nos meses que antecederam maio, houve diversos locais do país em que foram enrijecidas as medidas de distanciamento social, devido a um novo pico do número de casos da doença. “Assim, houve paralisação de plantas da indústria, bem como a promoção de rodízios de horários de funcionamento, entre outras ações, e tudo isso afeta diretamente a cadeia produtiva. Já em maio, temos uma melhora nesse quadro e a indústria vai recuperando fôlego”, aponta Almeida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com