Cidades

Procon orienta na compra de material escolar

FABRICIANO – Com o objetivo de alertar sobre os cuidados durante as compras de material escolar, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Procon, preparou várias orientações aos consumidores. Uma das principais dicas é verificar se a lista das instituições de ensino respeitam as limitações do Código de Defesa do Consumidor.
 
É permitido que as escolas exijam apenas os itens de uso individual, que devem estar de acordo com o projeto pedagógico de cada instituição de ensino. “Itens de uso coletivo e administrativo são considerados de responsabilidade da escola. Entre os materiais cuja exigência é proibida estão: cartolina, envelopes, fita adesiva, glitter, papel ofício colorido, pincel atômico, giz, isopor e massa de modelar”, alerta o diretor do Procon, Gabriel Rezende. Materiais de limpeza e higiene pessoal como papel higiênico, creme dental e álcool, também são vetados.

ECONOMIA
É importante que os pais verifiquem se os itens usados no período letivo anterior podem ser reaproveitados. “Materiais como fichários e até mesmo cadernos podem ser reutilizados. É importante frisar que as escolas podem sugerir as lojas, mas não podem obrigar que o material seja adquirido nos estabelecimentos indicados. ”, informa Gabriel Rezende.

Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades. Portanto, se possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os comerciantes. Para fazer economia, outra dica importante é evitar levar os filhos às compras. “Os pais devem observar a utilidade do material e não se o produto está na moda”, completa o diretor.

 NOTA FISCAL

A nota fiscal deve ser exigida por todos os consumidores, já que, em caso de problemas com a mercadoria, é necessário apresentá-la. Ao recebê-la, o ideal é checar se os produtos estão devidamente descritos. O Código de Defesa do Consumidor garante que, se os produtos adquiridos apresentarem algum problema, o consumidor tem seus direitos resguardados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com