Cidades

Primeiro casamento gay é realizado em Minas Gerais

Wanderson e Rodrigo trocam alianças: temor de rejeição na cidade foi vencido com amor e apoio das famílias   (Crédito da foto: Alysson Braga)

 

(DA REDAÇÃO) – O dia 22 de março ficará guardado para sempre na memória de dois homens – e também da população mineira. É que na última quinta-feira foi realizado na cidade de Manhuaçu o primeiro casamento entre homossexuais em Minas Gerais. A cidade tem pouco mais de 80 mil habitantes e está localizada na Zona da Mata, a 170 quilômetros de Ipatinga.
O bordadeiro Wanderson Carlos de Moura, 34 anos, e o auxiliar de Serviços Gerais, Rodrigo Diniz Belonato, 18 anos, casaram-se na manhã do dia 22, no Cartório de Registro Civil, em Manhuaçu. A união do casal colocou a cidade no posto de primeira a oficializar a união entre pessoas do mesmo sexo no Estado.

COMEÇO
O casal se conheceu no trabalho de Wanderson e a partir daí se tornaram amigos. “Ele começou a frequentar minha casa aos finais de semana, e começamos a namorar. Depois de uns dois ou três meses de namoro, resolvemos morar juntos”, contou o bordadeiro.
Rodrigo Diniz sempre demonstrou interesse em oficializar a união com o namorado. “Quando a gente ama, a gente está sempre disposto. E eu não quero saber o que os outros pensam, o que eu tenho que pensar é na minha felicidade e em fazer o Wanderson feliz”, diz. “Eu joguei indireta, fiz umas brincadeiras, marca lá que a gente casa e acabou dando certo”, disse o auxiliar de serviços gerais.
Rodrigo insistiu por diversas vezes até que Wanderson aceitou se casar. “Ele vinha me pedindo para casar, e eu enrolava, com medo, então decidimos deixar para o dia do meu aniversário. E chegou o momento, faltando 40 dias para o meu aniversário, viemos ao cartório e marcamos”, declarou.

DECISÃO
A Justiça já reconhece a aplicação das normas da união estável heterossexual para a união estável homossexual e, mas recentemente, até mesmo o casamento. O juiz de Direito, Walteir José da Silva, foi quem autorizou a união na cidade de Manhuaçu. Ele disse que a sua decisão acompanha o posicionamento do STF. A partir de agora, os cartórios da Comarca de Manhuaçu estão livres para adotar os procedimentos, sem a necessidade de consulta ao Judiciário.

MEDO
Mesmo diante da decisão, o casal não escondeu o medo. Eles temiam que o casamento não fosse bem aceito na pequena cidade de Manhuaçu. “Eu acho que o que falou mais alto foi o amor. Medo eu tive, do pessoal da cidade, que eu não sabia como seria a reação. Mas vim com a cara e a coragem, pois eu quero ser feliz, mostrar o meu lado e ser feliz, procurar amá-lo. Teremos os mesmos direitos de um casal heterossexual”, comento Wanderson.
Rodrigo também ficou apreensivo em relação ao casamento, mas revelou que sempre esteve disposto a enfrentar a situação. “Estou disposto a viver a vida de casado, quero ser feliz ao lado dele, e construir uma família com ele. Quando anunciamos o casamento, algumas pessoas foram a favor e outras contra. Nem Jesus agradou a todo mundo, e o que eu quero mesmo é ser feliz”, afirmou Rodrigo.
Para Wanderson, o mais importante foi a aceitação das famílias. “Temos várias pessoas que estão nos apoiando, amigos de verdade. A minha família e a família dele nos aceitam. Meus irmãos, meus pais, também aceitam, e gostam demais dele. E a família dele também gosta muito de mim”, disse. (Com informações do jornal Diário de Manhuaçu)

Casal satisfeito por ser pioneiro
(Da Redação)
– O casal homossexual que se casou em Manhuaçu demonstrou grande felicidade por serem os primeiros a casar-se em Minas Geais. O bordadeiro Wanderson Carlos de Moura e o auxiliar de serviços gerais Rodrigo Diniz Belonato acreditam que a decisão deles irá encorajar outros casais. “É o primeiro casamento gay de MG e vamos abrir as portas para outros casais que tiverem vontade e coragem para poder realizar esse sonho. Porque eu tenho certeza que todos os casais gays têm esse sonho e essa vontade”, acredita Wanderson.
A advogada Ana Carolina Malini também considerou o casamento do casal de Manhuaçu o primeiro passo para que a união entre homossexuais seja mais comum no Estado. “Acredito que foi um grande avanço. O STF já admitiu que casais do mesmo sexo são uma instituição familiar. E o casamento é um direito legal, e também a Constituição zela por direitos iguais. O que aconteceu foi um passo à frente para igualar a sociedade”, considerou a advogada.
Ainda segundo ela, o reconhecimento do casamento entre homossexuais demonstra a evolução das leis no Brasil. “As leis têm que evoluir de acordo com a sociedade. E hoje são uma realidade essas relações. Como Manhuaçu é uma cidade pequena, a conquista desse casal foi maior ainda”, declarou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com