Nacionais

Prevenção do câncer de próstata é tema de palestras em Timóteo

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo promoveu na quinta-feira (20) mais uma palestra direcionada ao público masculino no salão paroquial da Igreja São Sebastião, no centro Sul. O encontro teve como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância de fazer o exame para prevenir o câncer de próstata.
As palestras realizadas pelo urologista Ângelo Cola abordam temas pertinentes à saúde do homem como hidrocele, torção do testículo, câncer de pênis, processos inflamatórios testiculares, vasectomia e outros. O médico fala sobre os cuidados com a saúde e alerta os homens para importância de se detectar precocemente o câncer de próstata. “Um em cada seis homens pode desenvolver a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.
O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito através da coleta de sangue do paciente, revolucionou a detecção do câncer de próstata de 1980 até hoje”, explicou Cola. Esse tipo de câncer oferece 90% de chance de cura se for descoberto a tempo. O processo cirúrgico corrige com frequência caso haja presença de um tumor e a radioterapia oferece bons resultados na fase inicial da doença, segundo comentou o médico urologista.
“Faço o exame. É indolor e dura só 10 segundos”, frisou Cola que tem 41 anos de profissão, sendo 38 destes na rede pública.

SERVIÇO
A Secretaria de Saúde de Timóteo vem promovendo uma série de palestras e serviços relacionados à saúde do homem no mês de abril, antecipando a campanha do Novembro Azul. Os usuários das unidades do Cachoeira do Vale, Recanto Verde e Sede já foram alertados e puderam agendar consultas e exames. As próximas palestras acontecerão para os usuários do Timotinho (25/04) e Novo Tempo (27/04), sempre às 7:30 horas. Mais informações, as pessoas pondem obter em suas unidades de referência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com