Policia

Presos de Timóteo ainda não começaram a ser transferidos

TIMÓTEO – Até a tarde desta sexta-feira (17) a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) ainda não havia começado a cumprir a ordem judicial para a transferência de detentos do presídio de Timóteo. A informação foi confirmada pela direção da unidade, que ainda aguardava orientação do Estado para realizar os procedimentos.

O prazo – de sete dias – para o início do remanejamento começou na última quinta-feira (16). Na semana passada uma ordem do juiz de Timóteo João Paulo Júnior interditou a unidade e proibiu o Estado de Minas Gerais de recolher mais presos àquela unidade prisional, sob pena de pagamento de R$ 40 mil para cada novo detento transferido.

Na decisão, a justiça determinou um prazo, também sob pena de multa de R$ 40 mil para cada preso que permanecer no local. Pela ordem, caso o diretor do presídio ou quem estiver no exercício da função receba novos detentos, ele poderá responder pessoalmente pelo delito de desobediência e incidir em ato de improbidade administrativa.

Ouvido pela reportagem o diretor do presídio de Timóteo, Leandro Cristino Macedo Santa Bárbara, disse que até ontem à tarde ainda não havia recebido nenhuma orientação da Seds em relação às transferências. “Eu preciso saber como e quando isso ocorrerá. Não sei como será feito esse remanejamento e nem para onde os detentos serão relocados. Estamos cumprindo a ordem da Justiça de não recebermos novos presos”, disse.

Para onde vão os presos?

Com a interdição do presídio de Timóteo, a Polícia Civil pode passar a viver um problema. Para onde enviar os presos em flagrante da comarca de Timóteo? O Chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, Gilberto Simão, disse que até o momento a situação é tranquila, mas caso haja pessoas presas, a demanda será repassada para a Seds.
“Vamos buscar soluções. Se chegar preso iremos fazer o flagrante e procurar junto à Seds vagas para estes presos, e eu não sei dizer para onde eles serão enviados. Não queremos que esse ônus fique na mão da Polícia Civil, que já faz a parte dela. Estamos buscando solução até onde nos compete”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com