Cultura

Prefeitura reforma a sede do Congado

IPATINGA – Enquanto observa os funcionários da Prefeitura de Ipatinga cuidando dos últimos detalhes da reforma da Casa do Congado, na comunidade do Ipaneminha, os dedos deslizam com habilidade sobre as teclas do acordeom, reproduzindo sons que encantam a quem passa pelo local. Aos 70 anos, mais da metade deles dedicada ao Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário, Antônio Lucas da Costa, popularmente conhecido como “Anatólio”, comemora com sua sanfona as obras que vão dar nova vida à sede do grupo fundado em 1925.

“A casa do Congado estava abandonada. A restauração, realizada pela Prefeitura de Ipatinga, vai incentivar a revitalização do grupo e, assim, conseguiremos manter viva a tradição. Nossa casa está ficando muito bonita”, elogia o sanfoneiro Anatólio, que exibe com orgulho a carteira de integrante do grupo cultural mais antigo da cidade. “Meu pai participou da fundação do nosso Grupo de Congado”, conta.

REFORMA
A revitalização da sede do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, tombado por meio do Decreto 3.579/1996, foi autorizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ipatinga (Comphai), e é uma das novidades da 57ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece neste domingo (19/10), a partir das 8:30h, no Ipaneminha. O evento tem o apoio da PMI.

“Como a edificação não passava por restauração há cerca de 10 anos, e estava bastante depredada, tivemos que trocar os vidros das janelas, fazer nova pintura, reformar o piso e as instalações elétricas e hidráulicas. As intervenções vão manter intactas as características originais da sede do Congado”, garante a gerente da Seção do Patrimônio de Ipatinga, Leila Cunha.

Além da restauração, foi autorizada pelo Conselho do Patrimônio a adequação da cozinha, com projeto elaborado de acordo com normas estabelecidas pela vigilância sanitária. “A ideia é transformar a sede do grupo num espaço multiuso para a comunidade. Um exemplo são as quitandeiras, que poderão usar a cozinha para preparar suas iguarias, e a Associação de Moradores, que poderá promover no espaço suas reuniões com a comunidade”, frisou Leila Cunha.


Funcionários da Prefeitura trabalham na restauração da Sede do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário,
em Ipaneminha

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com