Cidades

Prefeitura recolhe mais de 300 t. de entulhos em um dia

Caminhões caçambas e tratores auxiliaram nos trabalhos de remoção

IPATINGA –
A Prefeitura de Ipatinga deu sequência, nesta quinta-feira (25), aos serviços rotineiros de limpeza por toda cidade. As ações foram executadas por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e concentraram nos bairros Vale do Sol, Bom Jardim, Iguaçu e Vila Formosa. Caminhões caçambas e tratores auxiliaram nos trabalhos de remoção. Até o fim da tarde, mais de 300 toneladas de materiais diversos, entre entulho, terra, eletrodomésticos, lixo e até restos de animais mortos, haviam sido recolhidos.

Somente no bairro Bom Jardim foram necessárias 15 viagens de caminhão para a retirada dos materiais descartados irregularmente na movimentada Avenida das Flores e nas ruas Sempre Viva e Dália. No Vale do Sol, as equipes de limpeza percorreram as ruas Maitaca, Maria Antonieta Silveira e a Avenida Luiza Nascimbene. Os serviços vão se estender para as outras vias do bairro. Já no Iguaçu, a remoção de entulhos aconteceu nas ruas Tupis e Araribóia.

COLABORAÇÃO
Paralelo aos trabalhos de limpeza, a Prefeitura pede aos moradores para colaborar e manter a cidade limpa. As medidas são simples e práticas. Todo morador deve evitar jogar lixo em locais impróprios e fora do calendário semanal de coleta nos bairros. Para os donos de terreno, é responsabilidade do proprietário cuidar do imóvel, fazendo a roçada e limpeza regularmente.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a ação também é uma medida voltada à saúde publica, evitando assim a proliferação do mosquito da Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

PENALIDADES

Quem for flagrado ou denunciado por depositar entulhos em vias e áreas públicas ou particulares está sujeito a ser multado por cometer um crime que pode causar danos à saúde pública, à sociedade e ao meio ambiente. De acordo com o Decreto Municipal 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana em Ipatinga, o morador é responsável pela destinação correta do entulho, seja em residências, comércios ou indústrias.

As multas aplicadas variam de acordo com o grau de gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), e em alguns casos há também penalidades diárias.
Para denunciar à fiscalização da Prefeitura o descarte irregular de lixo na cidade e, também, solicitar a realização de serviços de limpeza urbana, os telefones de contato da Sesuma são (31) 3829-8190 e 3829-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com