Cidades

Prefeitura oferece Curso de Brigadista para servidores

O curso foi iniciado nesta terça-feira (3), no quartel do Batalhão do Corpo de Bombeiros

IPATINGA – Por meio da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), ligada à Secretaria Municipal de Administração, a Prefeitura de Ipatinga começou a oferecer nesta terça-feira (3) um curso de renovação da Brigada de Incêndio para os seus servidores. Instruções de prevenção e combate a incêndio e situações de pânico são transmitidas no quartel do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. A programação é cumprida em três dias, prosseguindo até esta quinta-feira (5). O treinamento abrange 84 pessoas, pertencentes aos quadros de diversas repartições.

O objetivo é ensinar técnicas e procedimentos específicos a serem adotados em eventuais emergências. Com base no decreto estadual 44.746/08, combinado com a Lei 14.130/01, o Curso de Brigada de Incêndio resultará na formação de equipes preparadas e instruídas para realizar ações rápidas e atuarem com maior eficiência em circunstâncias críticas. Entre outros aprendizados está a operação de equipamentos de combate ao incêndio. Os servidores também recebem ensino sobre plano de abandono, são capacitados para identificar produtos perigosos e reconhecer seus riscos ou prestar primeiros-socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.

O curso de formação é destinado a pessoas previamente selecionadas em cada setor. Após essa formação, os participantes estarão aptos a atuar em diversos contextos, visando sempre a própria segurança e também da população que utiliza diariamente a sede do Executivo e outros prédios públicos para inúmeros fins.

A gerente da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), Juslaine Soares Costa, explica que além de teorias é realizado o treinamento prático de combate a incêndio. “Os brigadistas precisam conhecer as técnicas corretas para o combate a incêndios, a forma adequada de utilizar os extintores de CO², água pressurizada e pó químico. Esse curso é de extrema importância, uma vez que diz respeito à preservação da vida das pessoas na eventualidade de incidentes nos ambientes de trabalho”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com