Cidades

Prefeitura executa obras emergenciais em Timóteo

Serviço está sendo executado pela Copasa em parceria com a Prefeitura de Timóteo


TIMÓTEO
– O prefeito Keisson Drumond (PT) visitou as obras emergenciais que estão em andamento no distrito de Cachoeira do Vale para desobstrução da rede de esgoto, problema que tem afetado grande parte da população local. O prefeito acompanhou os trabalhos na manhã desta quarta-feira (9) na rua João Pedreiro, e ressaltou a necessidade dos serviços para melhorar as condições sanitárias da comunidade. “Os moradores de Cachoeira do Vale vêm convivendo com o problema crítico de retorno do esgoto nas residências, que se agrava no período de chuvas. O problema é antigo, mas agora vamos resolver a situação”, afirmou o prefeito.

O serviço, que está sendo executado pela Copasa em parceria com a Prefeitura de Timóteo, abrange o trecho entre as ruas Rio Corrente, João Pedreiro e Rio Araguaia. Antes, o esgoto era levado, com a ajuda de uma bomba elevatória, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Porém, como a ETE está desativada, o local acabou virando uma espécie de “pinicão”. Em novembro do ano passado, a Prefeitura retirou as duas bombas elevatórias que conduziam os resíduos para a ETE, o que aumentou significativamente o número de casos de entupimento das redes. O problema era maior na rua João Pedreiro, por sua dimensão, e por funcionar como uma rede coletora, recebendo o esgoto de outras vias.

Com essa obra emergencial, os resíduos foram canalizados provisoriamente para as margens do rio Piracicaba, até a construção dos interceptores de esgoto que enviarão o material para tratamento numa nova ETE, conforme previsto no plano de saneamento a ser realizado pela Copasa. Os serviços deverão ser concluídos até o final desta semana, beneficiando cerca de 300 famílias.

FRENTE DE SERVIÇOS

A Secretaria de Obras abriu uma nova frente de serviços para atender as pendências relacionadas a reparos na rede de esgoto requeridas no final do ano e às novas demandas de ligação. Além das obras emergenciais em Cachoeira do Vale, a Prefeitura está recuperando a rede de esgoto localizada em frente à Escola Estadual João Cotta, que foi danificada em novembro. Os serviços de desobstrução de rede de esgoto atenderam ainda a avenida Belo Horizonte, ruas Santa Margarida, Santa Brígida, Minas Gerais e Bahia no distrito de Cachoeira do Vale, totalizando mais de 200 casas atendidas.

No bairro Macuco, a Secretaria de Obras desentupiu a rede de esgoto da rua Patativa, na segunda-feira, atendendo a cerca de 60 residências. Foram atendidas também as ruas Papa Arroz e Inhambu. Na terça (08), foi executado o serviço nas ruas Vinícius de Morais (Alphaville), Acesita e Orquídea (Primavera) e Jovino Augusto da Silva (Alvorada). As solicitações do bairro Ana Moura deverão ser atendidas a partir da próxima semana.

Responsável pela ação, a Divisão de Obras e Habitação da PMT ressalta que os serviços de desobstrução de rede foram praticamente paralisados no final do ano passado, ocasionando o acúmulo da demanda. A expectativa é de que os serviços sejam normalizados em torno de 40 dias, incluindo as novas ligações, que somam cerca de 60 em diversos pontos da cidade.

Os serviços estão sendo realizados por servidores municipais e com maquinário da Prefeitura, que inclui uma retroescavadeira, um caminhão hidrojato e um de sucção. As solicitações de serviços podem ser feitas pelo telefone 3847-4778.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com