Cidades

Prefeitura de Valadares descarta água contaminada com querosene

O carregamento seria distribuído aos moradores da cidade, que padecem com a falta de água ( Foto enviada ao WhatsApp)

VALADARES –Cerca de 240 mil litros de água que saíram de Ipatinga para Governador Valadares nesta sexta-feira (13) foram descartados. Isso porque segundo a Prefeitura de Valadares, o primeiro carregamento feito pela Vale chegou contaminado com alto teor de querosene.

O carregamento seria distribuído aos moradores da cidade que padecem com a falta de água desde que o Rio Doce foi poluído com os rejeitos da mineradora Samarco, que pertence a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.
Segundo a administração, o primeiro carregamento chegou com alto teor de querosene que foi confirmado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez a análise da água. Ainda conforme o comunicado, a prefeitura disse que a própria Vale, por meio de Henrique Lobo, “admitiu que os quatro primeiros vagões foram enviados por equívoco, e que novos quatro vagões chegam ainda esta noite”.

Em nota, a Vale negou a contaminação e informou que “a coleta da água foi feita no local indicado pela Copasa, em Ipatinga, e a transportou em vagões-tanque usados para combates a incêndios florestais”. Ainda conforme o comunicado, os vagões só transportam água e nunca transportaram querosene e que a Vale entregou a água em Governador Valadares, em local acordado com a prefeitura. No comunicado, a mineradora acrescenta que a administração municipal se responsabilizou pelo transporte da água em caminhões-pipa, que não são de responsabilidade da Vale. Representantes da empresa estão entrando em contato com a administração municipal para esclarecer o ocorrido.

COMPRA DE ÁGUA
Segundo a assessoria de comunicação da Vale, a mineradora comprou 14,5 milhões de litros de água mineral para atender a população dos municípios afetados pela contaminação do Rio Doce. Desse total, 10,187 milhões serão entregues em Governador Valadares e o restante para Baixo Guandu e Colatina. A quantidade comprada assegura o consumo de mais de 3 litros de água por habitante por dia durante 12 dias.
Ainda segundo o departamento, a Vale está adquirindo este volume de sete fornecedores em três estados e a água será transportada para os três municípios por rodovia e também pela Estrada de Ferro Vitória a Minas.

EXÉRCITO
Ontem, 55 militares do Exército Brasileiro foram para Governador Valadares com sete caminhões-pipa para ajudar na distribuição da água. Para evitar confusões e brigas pela água, o Exército montou um cordão humano na entrada da praça, coordenando a entrada das pessoas. Muitos ficaram na fila por quase duas horas sem a garantia de levar a água para casa.


Enquanto a água potável não chega, exército faz o controle da distribuição da água mineral

Cidades do Vale do Aço não são prejudicadas com captação

No início da noite de ontem a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que as cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, no Vale do Aço, não tiveram o abastecimento afetado pelo rompimento das duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
A nota esclarece que “a Copasa não capta água no Rio Doce para o abastecimento dessas quatro cidades. Em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo a captação é realizada por meio do Sistema Integrado, composto por uma bateria de poços profundos no aquífero aluvionar da bacia do Rio Piracicaba. Em Santana do Paraíso a água é captada nos córregos Achado e Soveno. A cidade conta ainda com poços profundos”.
Ainda conforme o comunicado da Copasa a captação de água em Ipatinga para Governador Valadares não prejudica o abastecimento de nenhuma cidade do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com