Cidades

Prefeitura de Timóteo incentiva pagamento de IPTU à vista

Keisson lança campanha de incentivo ao pagamento à vista do IPTU 2013

 

TIMÓTEO – Os moradores de Timóteo recebem este ano um incentivo a mais para pagarem à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A Prefeitura de Timóteo lançou nesta quarta-feira (27) a campanha IPTU Premiado, que oferece aos contribuintes a chance de concorrerem a prêmios diversos. Serão sorteados um carro e uma moto zero quilômetro, cinco televisores de 32 polegadas, uma bicicleta, quatro tablets e um notebook. Além de concorrerem aos prêmios, os contribuintes que pagarem à vista o IPTU 2013 continuam tendo o desconto de 15% no valor do tributo. O prazo para o pagamento à vista é o dia 28 de março deste ano.

O lançamento da campanha foi anunciado na manhã de quarta (27) pelo prefeito Keisson Drumond (PT), que recebeu a imprensa regional em seu gabinete na companhia do secretário de Fazenda, Reginaldo Silveira, e do procurador geral, Heyder Torre. O objetivo, segundo o prefeito, é valorizar o cidadão que paga o imposto em dia e estimular o pagamento à vista. Como resultado, o governo espera melhorar a arrecadação com o IPTU e diminuir a inadimplência. “A taxa de inadimplência cai de 25% para 8% quando incentivamos o pagamento com prêmios e descontos”, revelou Keisson. O sorteio está marcado para o dia 29 de Abril, e será realizado na praça 29 de Abril, no Centro Sul, durante comemorações do aniversário da cidade.

O prefeito informou que o imposto deste ano teve uma correção de 5,4% nos valores cobrados, conforme variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Keisson ressaltou, no entanto, que cerca de 4 mil imóveis ainda estão com atualização pendente no cadastro da PMT. “Demoramos a começar a emitir as guias porque havia 2 mil atualizações pendentes, sem as quais não poderíamos fazer as cobranças. Mas ainda precisamos atualizar outras áreas”, ressaltou o prefeito.

TAXA DE LIMPEZA

Cobrir os gastos com a prestação de serviços públicos que são pagos com os recursos do IPTU também é um dos motivos para a criação do incentivo. A limpeza pública, por exemplo, cuja taxa é cobrada na mesma guia do imposto fica com o pagamento comprometido quando há inadimplência. “Se 1/4 da população não paga o IPTU, o serviço de limpeza pública fica deficitária e isso sobrecarrega o caixa da Prefeitura”, esclareceu o procurador Heyder Torre. Ele esclareceu que a taxa de limpeza é cobrada na mesma guia do IPTU, mas a cobrança é discriminada separadamente do imposto.

ARRECADAÇÃO
A expectativa de arrecadação da Prefeitura com o IPTU 2013, segundo o secretário de Fazenda, é de cerca de R$ 16 milhões, já computados os valores a serem pagos pela Aperam. Reginaldo Silveira informou que o regulamento da campanha IPTU premiado estará impresso nas guias do IPTU, que começam a ser entregues ainda nesta semana aos contribuintes em suas casas. E lembrou que, para participar do sorteio dos prêmios, o contribuinte tem que pagar à vista o imposto e estar em dia com todos os tributos municipais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com