Cidades

Prefeitura de Ipatinga renova convênio com Projeto Videiras

O projeto faz abordagem social de pessoas em situação de rua, oferece abrigo noturno e alimentação
(Crédito: Secom/PMI)


IPATINGA
– A Prefeitura Municipal deu importante passo na consolidação de uma rede sócio-assistencial para atendimento a pessoas em situação de rua. Na última semana, a prefeita Cecília Ferramenta firmou novo convênio com a Associação Projeto Videiras, entidade que oferece acolhimento e abrigo noturno para quem “vive” nas praças públicas ou embaixo de pontes e marquises de Ipatinga.

“A renovação deste convênio é um avanço na garantia dos direitos das pessoas mais necessitadas e uma das ações intersetoriais previstas no nosso governo. A partir de agora, as pessoas nessa situação passarão a contar com abrigo seguro, alimentação e oportunidade de reconquistar a sua dignidade e retomar o convívio social e familiar”, argumentou a prefeita Cecília Ferramenta, durante a assinatura do convênio com a associação.

O novo convênio prevê aporte de R$ 315 mil para a manutenção da entidade até dezembro deste ano. Além do serviço de pernoite, com capacidade para atender 50 pessoas, a Prefeitura de Ipatinga vai fornecer duas refeições para cada abrigado – um jantar, servido antes dos albergados darem entrada na instituição, e um café da manhã, na saída. A primeira parcela do novo convênio, no valor de R$ 70 mil, já foi repassada à entidade.

EMPENHO
A renovação do convênio foi comemorada pela entidade, que há 11 anos atende pessoas em situação de rua no Centro de Ipatinga. “Reabrir as portas do Videiras é uma conquista para a população em situação de rua, que só foi possível graças ao empenho da Prefeitura como um todo, para fazer o pagamento da dívida anterior e renovar o convênio o mais rápido possível. Dada a situação que passamos no ano passado, não tínhamos mais expectativa de voltar a funcionar”, destacou a assistente social Sidneia Arruda Silva, coordenadora da Associação Projeto Videiras.

Na terça-feira (14), a equipe da Associação Projeto Videiras retomou o trabalho de abordagem social e orientação das pessoas em situação de rua a buscarem abrigo na entidade. Além de higiene pessoal, incluindo corte de cabelo e barba, os novos abrigados do Videiras já passaram pela equipe de aconselhamento da entidade e receberam uma refeição. O serviço de pernoite já começou a funcionar, oficialmente, nesta quinta-feira (16/05).

CENTRO POP
Além do novo convênio com o Videiras, a Prefeitura de Ipatinga trabalha na implantação do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro funcionará como referência para estas pessoas durante o dia, com serviços de emissão de documentos, centro de convivência e acompanhamento psicossocial. O município estuda um local para instalação do equipamento.

Outra ação efetiva é a reestruturação do Serviço Especializado em Abordagem Social, que já funciona no Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas), no bairro Veneza, e o serviço de atendimento ao migrante, que já encaminhou mais de 200 pessoas para as suas cidades de origem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com