Cidades

Prefeitura de Fabriciano oferece colocação DIU na rede pública

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal disponibiliza, gratuitamente, o Dispositivo Intra Uterino (DIU) de cobre. O método contraceptivo foi inserido em meados deste ano e faz parte do fortalecimento do planejamento familiar no município e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que tem recebido vários investimentos.

Segundo o balanço da Secretaria de Governo da Saúde, já foram realizados 46 procedimentos até o mês de outubro. O Secretário da pasta, Ricardo Cacau, ressalta que a implantação do serviço é mais uma iniciativa do governo municipal visando o bem estar e a saúde da mulher. “Fabriciano sai na frente neste programa de assistência à saúde da mulher. A implantação do DIU vem para fortalecer o planejamento familiar, que é uma estratégia voltada para melhorar as condicionantes da família e da mulher”.

A paciente interessada em colocar o DIU de cobre deve ter em mãos o exame preventivo de pelo menos seis meses, teste negativo de gravidez e estar em perfeito estado de saúde. Os pedidos serão encaminhados ao Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), avaliados e agendados.

DIU DE COBRE

O DIU de cobre é um método contraceptivo em forma de “T”, que é colocado dentro do útero da mulher para impedir que ocorra uma gravidez. Revestido com esse metal, o dispositivo tem a função de liberar o cobre no útero e deixar a região hostil ao espermatozoide.

“Uma vez que o DIU de cobre não envolve hormônios, geralmente, tem menos efeitos colaterais, como alterações de humor, peso, diminuição da libido. O método pode ser implantado em várias mulheres, como aquelas que já tiveram trombose”, ressalta a Ginecologista e Obstetra da rede municipal de Saúde, Débora Esteves de Sá.

De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU de cobre tem 99,3% de eficácia. Entre suas principais vantagens do dispositivo estão: não ser abortivo, causar câncer, alterar o ciclo menstrual, causar infecção e deixa a mulher infértil ao deixa-lo de usar. Vale lembrar que o método é contraindicado para gestantes e pacientes com tratamento oncológico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com