Cidades

Prefeitura capacita profissionais para gerenciamento de resíduos

O programa deverá ser implantado em Ipatinga ainda este ano, afirma Thiago Araújo, gerente da Vigilância Sanitária   (Foto: José Barbosa – ACS/PMI)

 

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga promove nos próximos dias 7, 14 e 15 de maio um painel de debate sobre Sustentabilidade e o Gerenciamento de Resíduos de Saúde. O curso faz parte de medidas educativas promovidas pela Secretaria de Saúde por meio de capacitações que são direcionadas aos servidores públicos. O evento será realizado na Faculdade de Medicina do Vale do Aço – FAMEVAÇO e cerca de 300 funcionários públicos devem participar do curso. Na programação está prevista uma palestra com o presidente da ONG Hospitais Saudáveis, Vital Ribeiro.
A capacitação irá possibilitar aos profissionais da saúde implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde previsto na RDC/ANVISA Nº 306 em 07 de dezembro de 2004, que responsabiliza cada estabelecimento gerador de resíduos, desde a produção até a destinação final deles. O Painel surgiu da necessidade de se abordar diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, meio ambiente nos estabelecimentos de saúde. “Tendo os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) como um de seus temas mais tradicionais, o Departamento de Saúde Coletiva buscou desde o início, oferecer um fórum para o debate de experiências, problemas e soluções, com forte conotação técnica operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e a segurança do trabalhador. O PGRSS deve ser implantado ainda este ano”, avalia Thiago Silva de Araújo, gerente da Vigilância Sanitária.
As atividades dos serviços de saúde que geram resíduos sólidos requerem cuidados especiais, principalmente pela concentração de organismos patogênicos, o que representa riscos à saúde e ao meio ambiente quando gerenciados de forma inadequada. A experiência mostra que, mais recentemente, os órgãos de controle ambiental têm sido rigorosos em exigir das administrações públicas uma solução diferenciada para esses resíduos.
Thiago Silva de Araújo ressalta a importância da implantação do PGRSS no município e explica como o programa vai agregar qualidade e eficiência aos serviços de saúde prestados à população de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com