Cidades

Prefeitura, Bombeiros e PM discutem Controle de Incidentes

A prefeita Rosângela Mendes durante reunião com autoridades da área de segurança, Defesa Civil e secretarias do governo

FABRICIANO – A prefeita Rosângela Mendes se reuniu ontem com comandantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e representantes das secretarias de Assistência Social, Governo, Saúde, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras Públicas para discutir a implantação do Sistema de Controle de Incidentes, voltado especialmente para atender vítimas de chuvas. Uma nova reunião foi agendada para segunda-feira (4) com representantes de outros segmentos.

Durante o encontro, foi discutida a implantação de um Centro Integrado de Informações, no qual será possível repassar aos três órgãos a situação de cada uma das áreas de risco da cidade. O capitão Jefferson, Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ipatinga, esteve presente. “Este plano vai nos permitir priorizar os lugares mais emergenciais e traçar ações integradas. Esse sistema permitirá também que tenhamos maior controle da situação da cidade. Trata-se de um planejamento preventivo”, explica o comandante.

LIMPEZA E TRANSPORTE
A prefeita Rosângela Mendes deixou claro o empenho do Governo Municipal em auxiliar todas as vítimas de chuvas. “Estamos mobilizando todos nossos esforços para ajudar as famílias que foram atingidas pelas chuvas de quinta-feira. Nossa equipe de governo estará de prontidão neste final de semana, caso outra chuva forte caia sobre a cidade. O serviço de limpeza continuará retirando lama das ruas e o transporte de famílias, que tenham que desocupar áreas de risco, também”, garante.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Coronel Fabriciano permanece monitorando as áreas onde houve ocorrências de deslizamentos em razão da chuva da madrugada de quinta-feira.

SERVIÇO
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3846-7071; com a Polícia Militar, pelo 190; ou Corpo de Bombeiros através dos números 193 ou 3846-7016.

Rosângela durante visita às áreas mais atingidas pelas chuvas

Fabriciano decreta Situação de Alerta
As fortes chuvas que atingiram, principalmente, as cabeceiras do ribeirão Caladão e do rio Piracicaba colocaram Coronel Fabriciano em Estado de Alerta. A prefeita Rosângela Mendes e os secretários de Serviços Urbanos, Galba Gomes; de Obras Públicas, Letícia Bittar, além de outros membros do governo, percorreram as áreas mais atingidas da cidade junto com a Defesa Civil.

Foram registrados alagamentos nas avenidas Magalhães Pinto e Geraldo Inácio, e deslizamentos de terra nos bairros Santa Cruz, Aparecida do Norte, Sílvio Pereira I, Bom Jesus, Recanto Verde, JK, Giovannini, Pedreira, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Penha, São Domingos II, Pomar e Caladinho de Cima. Muitos desses deslizamentos aconteceram em razão de corte irregular de terra.

Providências
“Desde que o dia amanheceu, visitamos várias áreas e prestamos nossa solidariedade às famílias que foram atingidas por inundações ou quedas de barranco. Também providenciamos, junto à Defesa Civil, a assistência necessária às famílias atingidas”, informa Rosângela Mendes. A Prefeitura providenciou entrega de lonas e disponibilizou veículos para transportar móveis de moradores.
A prefeita também frisou que a Administração tem feito o possível para reorganizar as áreas atingidas.

Parque Linear
Muitos lugares que já receberam intervenção de obras, entre elas do Parque Linear, não sofreram grandes transtornos, como no Manoel Domingos; Becos da Maura e do Sudário, no Caladão; e no Caladinho. O Parque Linear, projeto que vai reduzir os impactos das chuvas no leito do ribeirão Caladão, já está em execução, mas ainda não contemplou a calha do curso d’água. Antes disso, será feito o trabalho de desapropriação, cujos procedimentos já foram iniciados com a instalação do Plantão Social, no final de 2012.

CHUVAS E ENTULHO ACUMULADO DIFICULTAM AÇÕES EM TIMÓTEO
A população de Timóteo ainda sofre pelo descaso da gestão passada com os serviços de limpeza pública, quando foram paralisadas as atividades de coleta de lixo e de entulho na cidade no final do ano passado. Com as ações emergenciais do governo Keisson Drumond, o recolhimento de lixo foi normalizado, totalizando mais de 1.400 toneladas de resíduos. Este volume é 35% superior à média mensal, que gira em torno de 1.050 toneladas.

A elevada demanda retida, aliada ao crescimento das solicitações de serviços de limpeza em decorrência das chuvas do início do ano, tem inviabilizado a colocação dos serviços de coleta de entulho em dia. Os caminhões de limpeza já atenderam 60% dos 44 bairros do município, com a retirada de 8.500 metros cúbicos de entulho – aproximadamente 1.300 caminhões.

BAIRROS
Ontem, a coleta de entulho foi iniciada no Distrito de Cachoeira do Vale e bairro Alvorada, devendo se estender por três dias. Os dezesseis bairros que faltam serem contemplados são: Santa Rita, Petrópolis, Alphaville, Nova Esperança, Santa Terezinha, Alegre, Eldorado, Santa Maria, Quitandinha, Cruzeirinho, Vila dos Técnicos, São Cristóvão, Vale Verde, Novo Tempo, Ana Moura e Getúlio Vargas.

DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Timóteo continua em estado de alerta em função da possibilidade de aumento das chuvas nos próximos dias. Nesta sexta-feira (01), o órgão ainda contabilizava os estragos decorrentes do forte temporal que atingiu a cidade na última quinta-feira, com índice pluviométrico aproximado de 70 milímetros. Na ocasião, houve registro de 65 chamadas.
Até o início da tarde desta sexta, já havia o registro de cerca de 40 chamadas solicitando a visita da equipe da Defesa Civil, a maior parte relativa a deslizamentos de barrancos e enxurradas. A parte alta do bairro Alvorada foi uma das mais atingidas com problemas de escoamento das águas pluviais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com