Cidades

Prefeitura acompanha intervenções da Etapa 2

FABRICIANO – Antes de iniciar as obras de terraplanagem, contenção e recuperação de drenagem, o serviço de limpeza das margens do Ribeirão Caladão continua sendo realizado como parte do cronograma de intervenções da Etapa 2 do Parque Linear. Desde a última segunda-feira (23), máquinas estão trabalhando na avenida Julita Pires Bretas, próximo à avenida Tancredo de Almeida Neves. A previsão é que o serviço seja concluído em 60 dias.

A secretária de Obras Públicas de Fabriciano, Letícia Bittar, acompanhada de engenheiros da Prefeitura, e representantes da Opaco Engenharia Ltda., empresa que executará as obras da Etapa 2 do Parque Linear, estiveram no local nesta segunda. “Estamos acompanhando de perto a execução das obras. Esta fase do Parque Linear engloba o trecho entre a ponte do bairro JK, na rua São Vicente, e a foz do Ribeirão Caladão, no bairro Santa Terezinha 2”, esclarece a secretária.

SERVIÇOS

Após a limpeza das margens, serão realizados serviços de terraplanagem, obras de contenção e recuperação de drenagem (com concreto armado, gabião, rip-rap e grama armada), construção de praça na avenida Julita Pires Bretas, passarela nas ruas Platina e Pérola e passarela anexa à ponte da avenida Rubens Siqueira Maia. Serão investidos R$ 12,3 milhões no total da segunda etapa.

Serão reconstruídas ainda pontes rua Ponte Nova, rua Serro, avenida Cananéia e rua São Vicente. Está prevista a construção de três travessias: na rua São José, anexa à ponte da rua Icaraí e outra anexa à ponte em frente ao Hotel Metropolitano. “A Etapa 2 deve ser concluída até o final do primeiro semestre de 2015. Esta fase envolve obras de estruturação. A parte paisagística, que abrange a construção da ciclovia e iluminação, será executada posteriormente”, acrescenta Letícia Bittar.

FASE CONCLUÍDA
A primeira etapa do Parque Linear, já concluída, conta com macrodrenagem na rua São Vicente, incluindo obras nas ruas Copacabana, Leblon, Guarapari e Itaparica e 23, no Giovannini. As intervenções também contemplaram os bairros Manoel Domingos, Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora do Carmo, com drenagem, contenção de encosta e pavimentação. O Beco do Sudário, no Caladão, está recebendo intervenções que compõem o Parque Linear.

FISCALIZAÇÃO

O financiamento do Parque Linear é de R$ 35 milhões, mas o dinheiro só é liberado quando a obra é corretamente feita e finalizada e após um rigoroso acompanhamento da Caixa. Sendo assim, o valor total não foi repassado ao município, apenas o montante relativo às obras concluídas.

No site da CEF é possível acompanhar os valores liberados e o percentual correspondente ao que já foi executado. Para acompanhar, basta acessar o site da Caixa, clicar no link “Governo/Acompanhamento de Obras”. Em seguida, em “Convênio Via CEF”, basta inserir o número do Contrato do Parque Linear com a Caixa, que é 293530-89.

PLANTÃO SOCIAL
O Plantão Social faz parte do Projeto do Parque Linear e oferece atendimento à população, principalmente às famílias que precisarão ser reassentadas. O trabalho social é uma exigência do Governo Federal, que vem sendo cumprida pelo município. O Plantão Social funciona na rua Diocesana, nº 381, no Giovannini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones de contato são 3841-5997 e 8931-1807.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com