Cidades

Prefeitos vão a Brasília em busca de recursos

Prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, e os prefeitos Keisson Drumond e Cecília Ferramenta, de Timóteo e Ipatinga respectivamente, participam de reunião em Brasília


FABRICIANO –
Os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias colocaram Coronel Fabriciano na lista dos municípios que decretaram situação de emergência. Na segunda-feira (23), a prefeita, Rosângela Mendes, assinou o Decreto nº 4.832 e, já na quarta-feira (25), viajou a Brasília para entregar ao Secretário Nacional de Defesa Civil, no Ministério da Integração, um dossiê comprovando o estado em que a cidade se encontra. O objetivo é ter a condição reconhecida pelo Governo Federal a fim de agilizar a busca de recursos para recuperação das áreas afetadas pelas chuvas.

Nos últimos dias, a prefeita e sua equipe de Governo também percorreram, junto à Defesa Civil, as áreas atingidas para prestar solidariedade às famílias e acompanhar a execução dos trabalhos emergenciais. “Nossa prioridade é a vida. Por isso, estamos visitando e pedindo às famílias residentes nas áreas de risco que procurem abrigo na casa de amigos ou familiares”, orienta Rosângela Mendes.

Outra iniciativa da Administração foi a realização de uma reunião extraordinária da Comissão do Sistema de Controle de Incidentes, composta por representantes dos diversos segmentos públicos como Prefeitura, Copasa, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital São Camilo e Cemig. O objetivo foi discutir e elaborar ações integradas para minimizar os problemas das chuvas. Em seguida, e com o mesmo objetivo, Rosângela Mendes se reuniu com vereadores da Câmara Municipal.

Além disso, a prefeita convocou servidores comissionados para formação de uma Força Tarefa a fim de reforçar os trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura e Defesa Civil de Coronel Fabriciano. O grupo, composto por cerca de 100 pessoas, saiu às ruas para prestar assistência à população, nos diversos bairros do município.

OCORRÊNCIAS

No período de 20 a 26 de dezembro, foram registradas 121 ocorrências, sendo a maioria ocasionada por quedas de muros e árvores (38) e deslizamentos de terra (36). Cinco famílias ficaram desalojadas, porém, não houve nenhuma fatalidade. Também foram realizadas cerca de 250 vistorias pela equipe técnica da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

“Estamos empenhados na busca de ajuda para Fabriciano. Necessitamos de recursos para minimizar os problemas causados pelas chuvas. O problema é sério, daí nossa urgência na busca por auxílio à população. Toda ajuda é bem-vinda”, finaliza a prefeita Rosângela Mendes.

SERVIÇO

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3846-7702 ou Corpo de Bombeiros pelos números 193 ou 3846-7016.


Previsão é de mais chuva nos próximos dias
Segundo mapeamento realizado pela Defesa Civil de Coronel Fabriciano, os bairros mais afetados pelas últimas chuvas foram o Manoel Domingos, Todos os Santos, Prainha, Caladão, Caladinho de Cima Santa Luzia e Santa Terezinha, I e II.
Nenhuma morte foi registrada, mas o órgão pede aos moradores que fiquem em alerta, pois a previsão é de mais chuva e o risco de novos deslizamentos de terra é grande.

Na cidade, também foram registrados pontos de alagamentos nos bairros Morada de Vale e Caladinho, e no Distrito de Melo Viana. No bairro Mangueiras, uma casa desabou no início da semana e feriu três pessoas. A família, de seis pessoas, ficou desabrigada.

Keisson entrega relatórios
O prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, levou aos ministros em Brasília um relatório dos estragos causados pelas chuvas em Timóteo e disse que a necessidade de ajuda do governo federal é urgente. O prefeito apresentou projetos para recuperação da cidade, como o de intervenções no distrito de Cachoeira do Vale, que, pelos seus cálculos, custaria pelo menos R$ 5 milhões. Outros bairros também tiveram projetos de melhorias encaminhados pela PMT.

“Estamos fazendo um grande esforço, em todas as áreas, desde o início do ano, para colocar a cidade em ordem. Agora estamos enfrentando essa tragédia das chuvas, que causou muitos estragos e prejuízos para a população. Os moradores estão dando uma lição de cidadania e de solidariedade, a Prefeitura está fazendo o possível para recuperar os estragos, mas é preciso que os governos federal e estadual também ajudem. Precisamos corrigir os problemas antigos e preparar a cidade para que não tenhamos mais que conviver com essa situação em todas as temporadas de chuva”, concluiu, de Brasília, Keisson Drumond.

IPATINGA
Já a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT) viajou acompanhada do secretário municipal de Planejamento, Vicente Costa, e do vereador Sebastião Guedes (PT). Eles se encontraram com os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e com o secretário nacional de Defesa Civil (Sindec), Adriano Pereira Júnior, para detalhar os problemas enfrentados na cidade.


A prefeita de Fabriciano Rosângela Mendes acompanha vistoria da Defesa Civil em áreas de risco:
necessidade de agilizar recursos federais

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com