Cidades

Prefeitos debatem etapas de implantação do Samu Regional

IPATINGA – As próximas etapas da implantação do Samu Regional para atender o Vale do Aço e Microrregião Caratinga foram debatidas em assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales). O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), nas dependências da recém-inaugurada Unidade Administrativa do Hospital Municipal de Ipatinga, com a participação de prefeitos e gestores das cidades que integram o consórcio. Investimentos necessários para estruturação e custeio e organização do processo seletivo de profissionais para o Samu Regional estiveram em pauta. “Todas estas etapas já estão adiantadas. Há um esforço conjunto dos municípios que integram o consórcio e dos governos Federal e Estadual para cumprir o calendário e colocar o Samu Regional em funcionamento até meados deste ano”, destacou a prefeita de Ipatinga e presidente do Cisvales, Cecília Ferramenta.

O governo Estadual já garantiu o aporte de R$ R$ 3,7 milhões para aquisição de equipamentos, mobiliário e insumos. Também estão asseguradas 15 ambulâncias, sendo 12 Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA) para prestar o socorro à população. Os municípios que irão abrigar as bases de atendimento previstos no projeto também já foram visitados pela equipe técnica do Cisvales. O próximo será a convocação do processo seletivo para contratação da equipe multiprofissional. A expectativa é publicar o edital ainda na primeira quinzena deste mês, com abertura de mais 200 vagas de nível técnico e superior para atuar no Samu Regional.

17 MUNICÍPIOS

O Samu Regional será gerido pelo Consórcio Intermunicipal, com custeio rateado entre União, Estado e municípios. Dezessete municípios já estão pactuados para receber o serviço, com possibilidade de estender para 35 cidades, beneficiando mais de 800 mil pessoas da Região Metropolitana do Vale do Aço e Microrregião de Caratinga.
Participaram do encontro prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Buegre, Dom Cavati, Ipatinga, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Vermelho Novo, Coronel Fabriciano, Marliéria e Timóteo. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, departamento de Urgência e Administração Hospitalar da PMI e Samu de Ipatinga, que dão o suporte para implantação do serviço regional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com