Cidades

Prefeito de Caratinga confirma adesão do município ao Consurge

CARATINGA – O prefeito de Caratinga, Marco Antônio Junqueira (PTB), recebeu em audiência o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas Gerais (Consurge), Pietro Chaves (PDT). Na oportunidade, foi assinado o Contrato de Rateio para efetivar a participação financeira do município no consórcio que instituiu o SAMU Regional. Com isso, dos 86 municípios previstos, 77 já confirmaram adesão ao Consurge.

Pietro explicou que o documento integra o Protocolo de Intenções do Consurge, permitindo ao município, a partir de autorização legislativa, repassar à entidade R$ 0,25 por habitante (segundo o Censo de 2010). “Este recurso é muito importante para viabilizar a estrutura do consórcio. O Samu Regional era uma das principais necessidades do Leste Mineiro e a sua criação foi muito bem recebida pelos municípios. Agora é consolidar este grande benefício em favor da vida”, disse Pietro.

PORTA DE ENTRADA
O presidente do Consurge informou ainda que, em função da implantação do consórcio, os hospitais considerados ‘porta de entrada’ para o SUS estão recebendo aporte financeiro mensal de R$ 2,4 milhões do Governo Estadual. “Isso só vai melhorar o atendimento de urgência e emergência na região. Estamos trabalhando no ajuste da proposta inicial para que todos os municípios confirmem a participação e fortaleçam esta conquista regional”, concluiu Pietro.

Pietro ressaltou ainda que a entidade funcionará com participação “tripartite” dos entes federados na seguinte proporção: Governo do Estado (51%), Governo Federal (34%) e municípios (15%). Também participaram da audiência o diretor Executivo do Consurge, Anfilófio Sales e a secretária de Saúde de Caratinga, Suely de Oliveira Amorim.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com