Cidades

Preços podem variar até 300%

Determinadas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades: sugestão é se reunir em grupo para comprar            (Crédito: Tânia Rego)

FABRICIANO – Com o objetivo de esclarecer a população para as compras de material escolar, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), preparou uma série de orientações. Uma das principais dicas continua sendo a exigência da nota fiscal, pois ela serve como garantia caso o produto adquirido apresente algum problema, além de contribuir para o aumento da arrecadação do município.

É importante que os pais verifiquem se os itens usados no período letivo anterior poderão ser reaproveitados. Materiais como fichários e até mesmo cadernos podem ser reutilizados. “Algumas escolas pedem para que o aluno evite o uso de fichários, mas os pais devem ficar atentos, já que esse pedido não pode ser uma determinação”, informa o coordenador da Codecon, Tiago Madureira. As escolas também podem indicar as lojas, mas não podem obrigar que o material seja adquirido nos estabelecimentos indicados.

DIFERENÇA DE PREÇOS

Também é preciso pesquisar os preços, já que há muita variedade de materiais e a diferença de preços, em alguns casos, pode ultrapassar 300%. “Os pais recebem aquelas listas enormes e ficam perdidos com a quantidade de itens. Segundo o Procon/SP, é possível comprar no mercado réguas de R$ 0,50 a R$ 1,50, praticamente do mesmo modelo. É importante pesquisar para diminuir o valor final das compras”, exemplifica o coordenador.

Determinadas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, se possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os comerciantes. “O preço de 10 cadernos não será o mesmo de 150. Vale a pena reunir um grupo de pais e pedir que cada um faça o levantamento em uma loja. O próximo passo é negociar o valor das compras coletivas nas lojas”, ressalta.

Para fazer economia, outra dica é não levar os filhos pequenos ou adolescentes nas lojas. “Os pais devem observar a funcionalidade do material e não a beleza deles. Levar as crianças às compras pode significar dor de cabeça e gastos maiores. Se realmente quiser levar, limite a escolha do filho aos cadernos ou mochilas e deixe claro que ele só poderá escolher determinados itens”, completa Tiago Madureira.


Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade o consumidor pode se dirigir
ao Codecon, que funciona no bairro Santa Helena

NOTA FISCAL
A nota fiscal deve ser exigida por todos consumidores, já que, em caso de problemas com a mercadoria, é necessário apresentá-la. Ao recebê-la, o ideal é checar se os produtos estão devidamente descritos. O Código de Defesa do Consumidor garante que, se os produtos adquiridos apresentarem algum problema, o consumidor tem seus direitos resguardados.

SERVIÇO

Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade o consumidor pode se dirigir ao Codecon, localizado na rua Ephren Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena. O horário de funcionamento do Codecon é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. O telefone é 3846-7707.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com