Esportes

Preconceito de peruanos causa ampla repercussão

(Crédito: Vipcomm)

 

BH – Tão logo Tinga foi alvo de insultos racistas em Huancayo, no Peru, o jogador do Cruzeiro recebeu apoio nas redes sociais. Após a derrota para o Real Garcilaso, por 2 a 1, jogadores do Cruzeiro se juntaram nas mensagens em repúdio ao racismo. Além de colegas do time e dirigentes do Cruzeiro, Tinga recebeu o apoio do goverandor Antonio Anastasia e da presidenta Dilma Rousseff. Também foram amplas as manifestações de apoio dos torcedores e até mesmo de jogadores de times rivais nas redes sociais.

CBF

A CBF usou o seu site oficial para manifestar apoio ao volante Tinga. Após entrar em campo no decorrer da partida, substituindo Dagoberto, ele ouviu torcedores locais emitirem sons de macacos durante a derrota por 2 a 1 para o Real Garcilaso.

Ao lamentar o episódio, a entidade que comanda o futebol brasileiro inicialmente se utilizou do Twitter e escreveu a frase: “Por um mundo sem racismo, sem preconceito e sem desrespeito”. Em seguida, postou as hashtags #SomosIguais e #FechadoComOTinga, ambas acima de uma imagem do símbolo da CBF dividido ao meio com as cores branca e preta e exibindo abaixo dele a frase: “Somos iguais”.

A entidade também divulgou nota oficial na qual destacou: “A CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, repudia toda e qualquer forma de preconceito dentro e fora de campo. Na noite desta quarta-feira, o jogador Tinga, do Cruzeiro, foi vítima da condenável demonstração de racismo por parte dos torcedores do Real Garcilaso na estreia da equipe na Taça Libertadores 2014, no Peru”.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, apoiou a declaração da presidenta: “Faço coro com Dilma ao condenar o episódio de racismo envolvendo Tinga, do Cruzeiro Esporte Clube. A Fifa é contra todo ato de discriminação”, escreveu em português o mandatário, também em sua conta na rede social. Além disso, Blatter ainda citou a resolução aprovada pela entidade contra a discriminação no futebol.

SILÊNCIO
A imprensa peruana não mencionou o lamentável episódio, mas envergonhado com a atitude racista da torcida do Real Garcilaso, o goleiro titular do time, Juan Pretel, pediu desculpas aos brasileiros. O arqueiro condenou a atitude dos torcedores que insultaram o meio-campo do Cruzeiro Tinga imitando macacos.
“O racismo deve ser repudiado em todos os sentidos. Espero que não volte a acontecer em um estádio e muito menos no Peru. Perdoem amigos brasileiros”, publicou no Twitter o atleta.

Tinga diz que trocaria todos os títulos pelo fim do preconceito
BH
– O disputado duelo entre Cruzeiro e Real Garcilaso-PER, válido pela 1ª rodada do grupo 5 da Copa Libertadores, acabou sendo manchado por um ato desprezível de racismo por parte da torcida peruana, presente no estádio de Huancayo.

O alvo de vergonhosa manifestação nas arquibancadas foi o volante Tinga, que toda vez que pegava na bola, acabava sendo hostilizado pela torcida adversária.
Perguntado se passou pela sua cabeça sair de campo, o jogador demonstrou o caráter e a hombridade que faltaram à torcida peruana.

“Estava muito focado em conseguir a virada, dar uma resposta dentro de campo, por isso que eu estava brigando tanto, acabei me motivando com aquilo. Confesso que fiquei surpreso, já é minha oitava Libertadores, nunca tinha acontecido isso. Fico bem chateado”, ressaltou.

LÁSTIMA
Tinga destacou os recorrentes atos de racismo que vem tomando destaque na Europa e lamentou que atitudes lamentáveis como essas venham reverberar também na América Latina, onde a miscigenação é ainda mais intensa.
“Joguei alguns anos na Europa onde se fala muito de racismo e nunca aconteceu isso comigo. De repente, em um país tão próximo, tão parecido com a gente pela mistura, acontece uma coisa dessa”, lamentou.

“Eu trocaria todos os meus títulos pelo fim do preconceito. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes”, desabafou o volante, que tem em seu currículo dois títulos da Libertadores (2006 e 2010), um do Campeonato Brasileiro (2013), dois da Copa do Brasil (1997 e 2001), dentre diversas outras conquistas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com