Cultura

Potencial do turismo rural é destacado por especialista

IPATINGA – “O Vale do Aço carrega um potencial enorme para o turismo rural. As pessoas precisam encontrar alternativas para fazer dessa vocação uma importante alternativa de renda”. Esta é a conclusão da instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Dora Pedrosa, após uma semana visitando cidades da região.

A partir do dia 9 de março próximo, a especialista vai ministrar o programa “Agente em Turismo Rural”, numa parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Instituto Bioatlântica-IBIO e Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga. “Antes do início das aulas, realizamos um levantamento de potencialidades para que o programa possa ser direcionado às características da região”, explica a técnica do Senar.

O programa tem carga horária de 240 horas, dividida em seis módulos: sustentabilidade, oportunidades e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos no meio rural, prevenção de acidentes, condutor de turismo rural, hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente, meios de alimentação na área rural e comercialização. Os participantes do programa vão receber certificados emitidos pelo Senar.

Além de Ipatinga, representantes de municípios vizinhos como Belo Oriente, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Revés do Belém (Bom Jesus do Galo), Caratinga (São Cândido), Entre Folhas e Vargem Alegre irão participar do programa, que está previsto para terminar em agosto. “Os participantes serão qualificados para uma nova oportunidade de negócios, fomentando o turismo rural em todo o Vale do Aço, que possui um grande potencial de beleza e muitas curiosidades a serem mostradas”, analisa Dora Pedrosa.

O programa faz parte do projeto “Ipatinga Mais Rural”, lançado pela Administração Municipal em 2013, e que no ano passado foi um dos destaques do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.

 

Território do Ribeirão do Boi mostra potencial
A equipe do Projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi – IBIO-Atlântica, acompanhada pela gerente da Seção de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Aparecida Sampaio, e da consultora em turismo Dora Pedrosa, instrutora do Senar-Minas, participou de visita ao Território do Ribeirão do Boi, nesta semana. O objetivo foi conhecer as potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural.

A iniciativa é parte do programa de formação de Agente de Turismo Rural do Vale do Aço. Os municípios que fazem parte do território são Caratinga, Entre Folhas, Vargem Alegre e Bom Jesus do Galho. Representantes destas cidades apresentaram aos visitantes aspectos de sua cultura, identidade, religiosidade, pontos turísticos, tradição, locais de hospedagens, recreação e lazer. O roteiro contou com amostras de parte da produção dos municípios do território, que fizeram uma exposição de produtos agropecuários, quitandas e artesanato.

O Território Ribeirão do Boi possui lagoas naturais de reconhecida beleza e grande biodiversidade, além de propriedades rurais que produzem fubá em moinho de pedra, descascam arroz em monjolos, constroem móveis de madeira e produzem alimentos com receitas de várias gerações.
Tais Estrela, da área de Comunicação do Ibio, relatou que os visitantes retornaram do encontro encantados pelo sentimento de unidade do Território Ribeirão do Boi.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com