Cidades

Ponte velha de Fabriciano será liberada para veículos leves

Comitiva liderada pelo vice-prefeito Bruno Torres com o superintendente José Maria da Cunha     (Crédito ACS/PMCF)

FABRICIANO – Nesta segunda-feira (25), teve início a fresagem na pista da antiga ponte, interditada desde o dia 8 de novembro. O procedimento é uma etapa de avaliação para liberação da ponte para tráfego de veículos leves. A fresagem está sendo realizada pela Construtora Zag, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Representantes da Prefeitura acompanharam o início da execução do serviço. A confirmação de liberação parcial da ponte foi dada pelo superintendente do Dnit, José Maria da Cunha, à prefeita Rosângela Mendes, em contato telefônico. A data da liberação será anunciada nesta terça-feira (26).

PRAZO
A ação do Dnit vem uma semana após reunião de uma comitiva fabricianense com o superintendente José Maria da Cunha. O vice-prefeito, Bruno Torres, que fez parte da comitiva, acompanhou os trabalhos iniciados na manhã desta segunda-feira. “A nossa expectativa é grande para que a ponte seja liberada para veículos leves ainda nesta semana. É uma medida provisória até o reparo total da ponte, mas que trará benefícios imediatos aos motoristas e comerciantes do trecho afetado pela interdição da ponte”, declara Bruno Torres.

RESULTADOS

A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, ressalta que a medida alternativa é uma resposta às cobranças feitas pelo município e comitiva, formada ainda por representantes da sociedade civil e da classe empresarial. “Desde o início, propomos o diálogo. A Prefeitura elaborou o laudo que relatava ao Dnit os impactos causados pelo fechamento da ponte e isso resultou no decreto de situação de emergência. Nosso trabalho continuou. Além de pleitear a abertura da ponte, apresentamos algumas propostas emergenciais. Uma delas, que resulta na liberação do trânsito para veículos leves, está prestes de ser realizada”, afirma Rosângela Mendes.

“Além de comunicar a liberação da ponte para veículos leves, o superintendente do Dnit solicitou que vai precisar da parceria dos nossos agentes municipais de trânsito e da Polícia Militar para garantir que apenas carros pequenos circulem pela ponte. Com certeza, iremos colaborar com o que for necessário e possível”, completa Rosângela Mendes.

FRESAGEM
A fresagem consiste na retirada das camadas de asfalto da pista da antiga ponte. O peso do material retirado é que indica se a ponte pode ser liberada para o tráfego de veículos. Isso porque o peso dos veículos que poderão circular é correspondente ao peso do asfalto que foi fresado. Para evitar o trânsito de veículos pesados, será feito o estrangulamento dos dois lados iniciais da ponte. O estrangulamento da pista é feito com placas de concreto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com