Policia

Polícia apresenta suspeito de ser um dos maiores traficantes do Vale do Sol

(Crédito: André Almeida)

IPATINGA – A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios de Ipatinga, prendeu Gildásio das Graças Santos, de 26 anos, apontado como um dos principais traficantes da região do Vale do Sol e conhecido no meio policial pela violência utilizada na prática de suas atividades criminosas. Ele foi apresentado pelo delegado Eduardo Vinícius Carvalho nesta sexta-feira (7), na sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Ipatinga.

Segundo o delegado, Gildásio foi preso durante uma operação realizada no fim do mês de fevereiro. Junto com o suspeito, foram detidos dois de seus comparsas. A polícia explicou ainda que o apresentado é um bandido de alta periculosidade, estando preso preventivamente no Ceresp de Ipatinga.

“Gildásio é um bandido perigoso, a comunidade do Vale do Sol já fez diversas denúncias para a polícia sobre a sua atuação. Durante a operação, cumprimos um mandado de busca e apreensão e de prisão em sua casa, referente a uma tentativa de homicídio ocorrida em julho do ano passado. Chegando ao local, ele tentou fugir, mas conseguimos prendê-lo. Na oportunidade, o preso também foi autuado por associação ao tráfico, corrupção de menores, posse ilegal de armas e resistência”, explica.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O mandado de prisão contra Gildásio era referente a uma tentativa de homicídio praticada contra Jefferson Viana da Silva, em julho de 2013. A vítima seria um traficante rival e teve sua casa atingida por 40 disparos disparados por Gildásio. Eduardo explicou que, na ocasião, Sandra Helena Bispa, esposa de Jefferson, acabou sendo atingida nas costas e na cabeça, mas resistiu aos ferimentos.

“O mandado de prisão cumprindo no dia 24 de fevereiro é referente a essa dupla tentativa de homicídio. Mas, após esse crime outras situações foram ocorrendo que comprometem ainda mais a vida criminosa do Gildásio”, disse Eduardo.
No dia 18 de dezembro do ano passado, Jefferson foi novamente atingido por tiros, no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga, e morreu. O delegado afirma que o crime tem Gildásio como principal suspeito.

“Jefferson foi morto no momento em que muitos estavam comemorando a vitória de um time. Gildásio pensou em tudo. Ele esperou que os torcedores começassem a estourar os foguetes para fazer os disparos com a intenção de enganar a polícia”, relatou.
O delegado afirma ainda que a PC está realizando investigações para ter certeza de que Gildásio tem ligação com a morte de Jefferson. “Vamos periciar os projéteis dos dois crimes para saber se são os mesmos”, adiantou.

OSTENTAÇÃO
O delegado Eduardo relatou que o padrão de vida de Gildásio não condiz com a realidade apresentada pelo suspeito, que se declara ajudante de pedreiro, mas possui bens de alto valor financeiro.
Carvalho lembrou uma situação em que a esposa de Gildásio foi presa em outra operação de busca e apreensão em sua casa. Na ocasião, foi encontrada uma grande quantidade de drogas e a mulher foi presa.

“A esposa dele foi presa e a polícia estipulou uma quantia de R$ 9 mil reais de fiança para realmente dificultar a saída da detida. Mas, para surpresa da polícia, Gildásio apareceu poucas horas depois, durante a madrugada, com o dinheiro em mãos para pagar a fiança”. O suspeito negou as acusações feitas pela Polícia Civil e se limitou a dizer que é inocente. Ele deverá ficar preso preventivamente durante 30 dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com