Cidades

PMT realiza limpeza dos córregos

Córregos do Timotinho, Timóteo, dos Maias e do Atalho recebem intervenções

 

TIMÓTEO – Os principais córregos do município estão recebendo serviços de limpeza, iniciados no dia 23 de outubro e prosseguirão nos próximos meses. A programação inclui a limpeza dos córregos do Timotinho, Timóteo, dos Maias (Alegre) e do Atalho (Petrópolis) em toda a sua extensão. Os serviços compreendem limpeza das margens, retirada de resíduos e desassoreamento dos cursos d´água. As intervenções são realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente

O início das atividades só foi possível após a concessão de licenciamento ambiental em caráter emergencial solicitado ao IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), responsável pela autorização de obras e serviços dentro dos cursos d´água. O processo foi comunicado também ao Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A solicitação foi feita pela Gerência de Meio Ambiente e a autorização para os serviços foi oficializada no dia 24 de outubro. As intervenções começaram pelo Ribeirão do Timotinho no dia 23 de outubro, porque o município possui a concessão do curso d´água para fins de obras, serviços e atividades com finalidade de utilidade pública por 20 anos. O prazo expira somente em 2027.

No caso dos córregos Timóteo, dos Maias e do Atalho o município não possui a concessão, por isso a Gerência de Meio Ambiente solicitou a autorização para a execução das intervenções em caráter emergencial. O processo que permitirá a limpeza dos cursos para o município é um processo que deve demorar em torno de 90 dias. A concessão pode ser outorgada pelo prazo máximo de 35 anos.

Com a autorização, na segunda-feira (26), as ações de limpeza puderam ser realizadas nos demais córregos. Esta semana, a equipe da Secretaria de Obras está realizando a limpeza no córrego dos Maias, no bairro Alegre, com o uso de uma máquina retroescavadeira hidráulica. A Secretaria de Obras concluiu a limpeza de cerca de 300 metros de extensão, chegando ao bairro Santa Terezinha.

Neste bairro, foi realizado serviços de desassoreamento numa área de alagamentos constantes (próximo à Jova Marmoraria). No córrego do Timotinho, os serviços já foram executados num trecho de 245 metros nos bairros Quitandinha, Olaria até a localidade do Zé Izídio. A limpeza do córrego de Timóteo, abrangerá desde sua cabeceira no bairro Santa Cecília, passando pelo Primavera e chegando até sua foz próximo ao Santa Maria.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com