Cidades

PMT oferece hidroginástica a idosos

São inúmeros os benefícios da hidroginástica para os idosos, como a prevenção de problemas ósseos, emagrecimento e fortalecimento muscular

 

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo está oferecendo gratuitamente aulas de hidroginástica orientada para idosos. A atividade integra o programa Humanizar, da secretaria de Assistência Social, sendo realizada nas instalações da Associação dos Técnicos Industriais de Timóteo (ATIT), no bairro Santa Terezinha. Para se inscrever, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de onde reside, levando documento que comprove idade superior a 60 anos.
O coordenador do programa, Walter Moura, orienta os interessados a se inscreverem o quanto antes para garantir vaga. “Temos uma demanda muito grande no município, já que a participação dos idosos é muita ativa. Graças à parceria celebrada entre a Prefeitura e ATIT poderemos oferecer à comunidade 700 vagas. Inicialmente as aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras em 10 horários durante todo o dia”, informou.

BENEFÍCIOS
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grupo etário de 60 anos ou mais é o que apresenta maior crescimento populacional. Estima-se que, em 2025, haverá mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Em função dessa longevidade, profissionais da saúde estão procurando, cada vez mais, formas de manter a qualidade de vida desta população.
Estudos apontam que é preciso investir na busca de uma melhor qualidade de vida através de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e bom relacionamento familiar como forma de atenuar os grandes causadores de mortalidade nesta faixa etária, como as doenças infecciosas, doenças do coração, câncer e diabetes, para se ter uma velhice saudável.
A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose. Outros motivos para a prática da hidroginástica aos idosos são o emagrecimento geral, fortalecimento e resistência muscular, condicionamento físico geral, melhora da flexibilidade, melhora do equilíbrio e da coordenação, diminuição do estresse e contribuição para a reabilitação física.
Em termos gerais os exercícios melhoram o humor devido à liberação do hormônio endorfina, que causa sensação de bem estar e relaxamento; ainda reduzem a ansiedade e o estresse, aumentam a funcionalidade do sistema imunológico, acarretando benefícios cardiovasculares e facilitam o controle da obesidade. Além disso, qualquer forma de exercício físico proporciona benefícios psicológicos, de autoestima e de melhoria do relacionamento social, ou seja, melhora os aspectos psicossociais, muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças advindas dessa fase da vida. Em geral as pessoas que praticam atividades físicas tendem a ser menos deprimidas do que as que não praticam.

HUMANIZAR
O Programa é desenvolvido pela secretaria de Assistência Social e atualmente atende cerca de 1.500 pessoas. São oferecidos cursos de dança, dança de salão, ginástica, alongamento, artesanato e música, além de desenvolver atividades como palestras, mostra cultural, eventos sociais, passeios e viagens.
Para fazer parte do Humanizar basta se dirigir a um dos quatorze núcleos da cidade nos bairros São José, Primavera, Alvorada, Novo Tempo, Ana Moura, Santa Maria, Alegre, Recanto Verde, Macuco, Alphaville, Nova Esperança, João XXIII, Sodalício Tio Questor e Cachoeira do Vale. É necessário ter 60 anos ou mais, não possuir dependência física limitante, ter um atestado médico de liberação para a prática de atividade física e um comprovante de residência.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com