Cidades

PMT investe em agricultura familiar

TIMÓTEO – A agricultura familiar beneficia a sociedade como um todo, é por isso que a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Planejamento, vem incentivando e criando oportunidades para os produtores rurais do município.
Na semana passada, produtores e artesãos montaram suas barracas na entrada do hall da Prefeitura, a ação é uma oportunidade de expandir e divulgar seus trabalhos. A data escolhida foi o Dia Nacional da Economia Solidária no Brasil (15 de Dezembro).
O produtor Eder Lopes, há três anos deixou seu emprego para viver da agricultura, com a ajuda de sua esposa, ele planta e colhe em seu terreno no bairro Celeste. “Antes, nós perdíamos a produção na época de férias escolas, o programa é uma ótima oportunidade, pois agora conseguimos vender toda nossa produção”, conta Eder Lopes.
No mesmo terreno em que o produtor Eder mora, também mora sua família. Ao total, são 27 famílias, os que não cultivam, produzem biscoitos artesanais. “Cada um produz um pouco, depois nos juntamos tudo e vendemos, no final dividimos o lucro”, explica Silmaria Silva, prima de Eder, também produtora.

ORGÂNICOS

Silmaria Silva conta que não imaginava o quanto os produtos orgânicos eram valorizados. “Antes eu trabalhava fora, hoje eu cuido da minha casa, dos meus filhos e com a agricultura consigo ter minha renda. Com o programa, a Prefeitura abriu novas portas para nós” frisa.
Um dos requisitos para a Economia Popular Solidária é que todos os alimentos plantados sejam orgânicos, sem agrotóxicos, e que a família os cultive. Medidas como estas garantem práticas ambientais mais sustentáveis e uma melhor qualidade de vida.
“A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Seria muito bom ter mais vezes aqui próximo, pois é uma oportunidade de comprar produtos de qualidade” enfatiza a servidora pública, Maria Lucia de Oliveira, que comprou verduras da feira.

MAIS ESPAÇO

Segundo a Secretaria de Planejamento, a intenção é abrir mais espaços pela cidade paraa comercialização pelas famílias cadastradas no programa, além de tornar tradição uma pequena feira toda semana no hall da Prefeitura.
Todos produtores rurais e artesões integrantes da Associação dos Artesãos de Timóteo – Assoart que desejam participar do projeto devem procurar a Secretaria de Planejamento no segundo piso da Prefeitura ou ligar para o telefone 3847-4708. O setor responsável irá visitar o local do cultivo familiar para o devido cadastramento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com