Cidades

PMT faz mutirão para cirurgias de catarata

TIMÓTEO – Pacientes do município que há muito tempo esperavam na fila por uma cirurgia de catarata serão operados neste fim de semana, resultado da pactuação da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Ministério da Saúde. O Hospital Vital Brasil receberá 90 pacientes neste sábado (7) e mais 90 no domingo (8), totalizando 180 cirurgias neste final de semana.

Os pacientes que serão operados neste fim de semana passaram, antes, por consulta com oftalmologista e fizeram exames pré-operatórios em novembro, e alguns estarão realizando a cirurgia do segundo olho. Mais 180 cirurgias de catarata estão agendadas para o dia 14 de dezembro, reduzindo uma fila de espera de mais de um ano.

CIRURGIA RÁPIDA
Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Araújo, a cirurgia dura em média 20 minutos, embora os preparativos exijam um tempo adicional. Na grande maioria dos casos, a operação é realizada com anestesia tópica (colírio anestésico). O paciente é internado sob o regime “dayclinic” (curta permanência, com alta poucas horas após a cirurgia).

O oftalmologista responsável pelas cirurgias do mutirão de cataratas em Timóteo é Breno Tavares, que atua com uma equipe de cinco profissionais, entre enfermeiros e anestesista. Além dos pacientes de Timóteo, o mutirão promovido pela PMT vai realizar cirurgias também em moradores de Coronel Fabriciano e, nas próximas vezes, também de pessoas de Jaguaraçu, Marliéria e Antônio Dias.

Para quem vai sair da fila, um “alívio”
Um alívio. Esse é o sentimento das pessoas que, depois de esperarem por muito tempo na fila para realizar uma cirurgia de catarata, receberam nos últimos dias a confirmação de que serão operadas neste fim de semana, no Hospital Vital Brazil, num esforço da Prefeitura de Timóteo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Ministério da Saúde, que vai beneficiar também moradores de outras cidades.

É o caso da dona de casa Maria Gomes de Assis, 62, moradora do distrito de Cachoeira do Vale. Para ela, só de fazer a operação em Timóteo, sem a necessidade de uma longa viagem, “já valeu muito”. “Quando fiz a primeira vista não teve exame de sangue antes”, lembra. Agora, não vê a hora de acabar com as “pontadas” e a coceira no olho com catarata. “Vai ser um alívio”, comemora.

Antônio Gonçalves Silva, 69, que também será submetido à cirurgia neste fim de semana, será acompanhado pelo filho. Para ele, “o melhor presente é ficar mais perto de casa”. Ele reclama da “vista escura”, por causa da catarata, e espera ansioso pela cirurgia. “Hoje, mesmo com óculos, não consigo enxergar nem as letras grandes. Quando saio na rua, a claridade incomoda muito”, afirma Antônio Gonçalves.

QUALIDADE DE VIDA
Pesquisas recentes relacionam uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata, pois correlacionam a reabilitação visual com a diminuição dos sintomas de depressão. Após a cirurgia, em poucos dias o paciente pode retomar seus hábitos de leitura, andar na rua, fazer atividades manuais, ou seja, poderá fazer, com conforto, tudo o que a falta de visão o privava de fazer antes da operação. Além disso, conforme os especialistas, a auto estima do paciente aumenta e em pouco tempo em volta às suas atividades sociais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com