Cidades

PMT constrói diques em córrego do Distrito Industrial

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Obras está realizando obras de desobstrução da rede de canalização pluvial no trecho entre a Rua das Palmeiras e avenida dos Pinheiros, no Distrito Industrial do Limoeiro. Os trabalhos de limpeza das manilhas serão antecipados pela construção de três diques, além do reservatório atual existente no córrego que desemboca na canalização da rua das Palmeiras. A obra representa investimentos superiores a R$ 200 mil.

CONTENÇÃO
Basicamente, a Prefeitura de Timóteo fará duas intervenções com a construção dos diques, para conter o carreamento de areia, terra originada de deslizamentos e material sólido, e o encurtamento da rede. “Hoje, as águas pluviais quando caem na intercessão da canalização das duas vias tem a tendência de ir para o lado contrário em função da inclinação natural do terreno. Com o desvio, o trecho inclinado será excluído e o curso d’água terá mais força para seguir pela tubulação da avenida Pinheiros”, explica o secretário de Obras, Carlos Alberto Aguiar.
O secretário ressalta que os diques terão capacidade de cerca de 200 m3 cada.

Em caso de chuvas fortes, a Prefeitura fará o monitoramento do local, realizando sua limpeza antes que o material carreado atinja a rede de canalização. “Com essa capacidade, calculamos que os reservatórios levarão cerca de dez dias para serem preenchidos. Prazo suficiente para executarmos os serviços de limpeza”, estima Carlos Aguiar.

Para o secretário, a solução técnica para desobstruir a rede contemplará os anseios dos empresários do distrito e da comunidade que usa a avenida dos Pinheiros. Na época das chuvas, com o entupimento da rede, as águas arrebentavam os postos de visita, jogando a areia no asfalto, impedindo o tráfego normal. “No final do ano passado, em função da obstrução da rede, retiramos cerca de 50 caminhões de areia e terra. Com as novas intervenções e o monitoramento, acreditamos que o problema será resolvido de forma definitiva”, comenta o secretário.

SERVIÇOS
Os serviços de desobstrução da rede foram iniciados no mês de janeiro, devendo ser concluídos em torno de 60 dias. A Prefeitura já construiu o primeiro dique no sistema de rip-rap, e está na metade do segundo reservatório. O proprietário do terreno que fica na parte alta anterior aos reservatórios comprometeu-se também a construir mais um dique – totalizando cinco reservatórios. Será colocada uma caixa de junção das manilhas no trecho de intercessão entre as duas ruas e normatizados os pontos de visita para facilitar a limpeza. Após as obras físicas, será feita a limpeza da tubulação que abrange cerca de 370 metros da rua Palmeiras, 150 metros da av. Pinheiros, 25 metros da galeria que atravessa a avenida, mais outros 150 metros de prosseguimento da canalização.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com