Cidades

PMI vacina contra Influenza e H1N1

“A expectativa é que cerca de 33 mil pessoas sejam vacinadas”, prevê Micheli Moreira

 

IPATINGA – A Prefeitura Municipal dará início no dia 5 maio à Campanha de Vacinação da Influenza. A imunização será contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e H1N1. Conforme orientações do Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças com seis meses a menores de dois anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde que contam com salas de vacinação. O horário de funcionamento é de 7h às 17h. Nas unidades dos bairros Vila Formosa e Bom Jardim II, as vacinas serão distribuídas somente no dia 5. No ambulatório do Shopping do Vale também haverá distribuição das doses durante todo o período da campanha. A estimativa é que cerca de 33 mil pessoas sejam vacinadas. Para vacinar basta apresentar o cartão de vacina ou documento de identidade.

PROTEÇÃO
De acordo com a gerente de seção da Vigilância Epidemiológica, Micheli Moreira Egydio, dia 5 será dedicado à mobilização de conscientização nacional e que a campanha se estenderá até o dia 25 do mesmo mês, sem prorrogação. Ela alerta para a importância do medicamento. “Essa vacina protege contra a gripe A e gripe comum. As pessoas que devem receber a vacina pertencem aos grupos que estão mais propensos a desenvolver a doenç, por terem imunidade menor. Atingindo a meta vacinal, que é de 80%, reduzimos a circulação viral e contemplamos indiretamente até mesmo quem não vai receber a vacina”, ressalta Micheli.

PREVENÇÃO
A Influenza A (gripe comum) é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. É uma doença contagiosa e de fácil transmissão. Ao espirrar, tossir ou falar, uma pessoa gripada dispara o vírus, que fica no ar por tempo suficiente para ser transmitido para outra pessoa.
Mesmo com a vacinação, existem alguns cuidados no dia a dia que são fundamentais e que podem ser usados para evitar a transmissão da doença, como cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal. Essas são medidas simples e que podem ajudar na prevenção.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com