Cidades

PMI retoma área pública no que funcionava como lixão

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou a reintegração de posse de uma área pública na avenida Marechal Cândido Rondon, no bairro Veneza I, em frente ao Parque Ecológico das Águas, espaço verde que ampliou os equipamentos do Parque Ipanema nas imediações da Estação Pouso de Água Limpa. Cerca de 200 metros de via pública eram usados de forma irregular por um depósito de materiais recicláveis. O estabelecimento usava as calçadas e parte da avenida para armazenar um amontoado de objetos, além de carrinhos e outros equipamentos utilizados na atividade comercial. Com o passar dos anos, o local virou um verdadeiro lixão a céu aberto, colocando em risco a saúde pública. 

A ação da PMI atende demanda de moradores do entorno do local. Fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) chegaram a notificar e multar o proprietário do depósito por várias vezes, mas nenhuma providência foi tomada. A reintegração de posse contou com o apoio de fiscais da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e ainda da Polícia Militar, que garantiu a ordem para a execução dos serviços.

RETIRADA

Para a retirada do entulho do espaço público foram empregadas máquinas pesadas e caminhões. Os bens inservíveis foram levados para o aterro sanitário e os demais encaminhados ao depósito de bens apreendidos da Prefeitura de Ipatinga. Além da limpeza, foi realizada poda de árvores.

Para que se tenha a ideia da extensão do problema, os materiais inservíveis recolhidos correspondem à carga de 14 caminhões, exigindo várias viagens para serem transportados. A proprietária do depósito de recicláveis foi autuada e multada por exercer atividade comercial sem alvará de localização e ocupação de área pública impedindo o trânsito de pedestres e veículos.

SEGURANÇA

Para a Polícia Militar, “a ação da Prefeitura de Ipatinga representa uma limpeza visual, permitindo que as pessoas de bem tenham liberdade para transitar livremente na via pública”. De acordo com o capitão Lindon Jhonson, comandante de policiamento do setor, várias ocorrências policiais já foram registradas no local, a maioria ligada ao tráfico de drogas.

“Nós entendemos que aquele cotidiano que estava ocorrendo na avenida Cândido Rondon incentivava a prática de ilícitos penais. Essa limpeza aumenta a capacidade de visualização da PM, já que a iluminação está melhorada e não há objetos sobre as calçadas. A ação favorece também a produção da segurança pública”, avaliou o oficial.

Ao final da operação o proprietário do depósito foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil porque nas dependências do estabelecimento foram encontrados produtos supostamente furtados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com