Cidades

PMI retoma a construção de creche entre os bairros Ideal e Bom Jardim

Novo Centro Municipal de Educação Infantil terá capacidade para atender mais 376 crianças e zero a cinco anos

IPATINGA – Interrompidas desde maio do ano passado, em função de problemas com a construtora que executava os serviços, a Administração Municipal de Ipatinga retomou segunda-feira (11) as obras de construção da creche no bairro Ideal. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) abrange também o bairro Bom Jardim e terá capacidade para atender 376 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos. A obra está orçada em mais de R$ 2 milhões, sendo que pouco mais de R$ 1 milhão são provenientes de termo celebrado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o restante é de recursos próprios do município.

Obras da creche do Ideal foram paralisadas no governo anterior e retomadas pela atual gestão

A creche em benefício de moradores de dois dos maiores núcleos habitacionais do município começou a ser construída em julho de 2017. Contudo, ainda no primeiro semestre do ano passado as obras foram paralisadas. A empreiteira responsável passou a enfrentar dificuldades econômicas. Ainda no fim de 2018, a atual gestão abriu processo de licitação para retomar o serviço. A vencedora é a Século Engenharia, que também ficará responsável pelas obras de construção de outra creche no distrito de Barra Alegre. A previsão é de que as duas edificações sejam concluídas em março de 2020.

ESTRUTURA

O CMEI segue um projeto padrão do FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil.  O Projeto Proinfância Tipo 1 tem capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral, em uma área de 2.400m².

O prefeito Nardyello Rocha, acompanhado do secretário municipal de Obras, José Maria Ferreira, e da secretária de Educação, Eva Sônia, esteve na manhã desta segunda-feira no Ideal para conferir todos os detalhes quanto ao reinício das obras. Ele lembrou que mesmo quando prefeito interino, em 2018, já havia assumido a responsabilidade de dar continuidade à construção.

“Com a falência da antiga empresa, nós tivemos que reiniciar o processo do zero, e assim foi feito. Iremos investir recursos próprios porque há um realinhamento de preço. Não medimos esforços porque, como a saúde, educação é uma prioridade para a cidade de Ipatinga. Ainda nesta semana iremos retomar as obras da creche do Barra Alegre. Ao todo, serão quase 800 vagas para crianças de zero a cinco anos, e isto tem grande significado, porque são duas localidades onde a demanda é alta”, disse o prefeito.

Já na próxima quinta-feira (14), pela manhã, o prefeito Nardyello Rocha espera retomar as obras da creche do Barra Alegre, no antigo campo de futebol, na rua Dona Quita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com