Cidades

PMI planeja nova rotatória no bairro Bethânia

Intervenção viária é testada em simulações e será executada assim que forem concluídas obras de trânsito no Bom Retiro

 

IPATINGA – Uma nova intervenção voltada para a eliminação de gargalos viários na área urbana de Ipatinga, visando proporcionar maior fluidez ao trânsito, será executada pela Prefeitura no cruzamento das avenidas Alberto Giovannini e José Assis de Vasconcelos, no bairro Bethânia. O local foi visitado no início da noite de quarta-feira (24) pelo prefeito Nardyello Rocha, acompanhado de equipe técnica da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e do vereador Vanderson da Autotrans, que como motorista de ônibus vivenciou bastante as condições de insegurança no local. As primeiras simulações já estão sendo feitas para definição do arco de uma rotatória a ser construída na região.

O chefe do Executivo explicou que, como aconteceu recentemente na entrada do bairro Cidade Nobre e agora está sendo realizado no bairro Bom Retiro, a Administração municipal atua para desafogar o trânsito na localidade, sobretudo em horários de pico. Entre outros fatores, o corredor de tráfego também é bastante impactado pela movimentação de funcionários do comércio local, moradores e estudantes que freqüentam o campus da Faculdade Única, que fica nas proximidades.

O prefeito Nardyello Rocha lembrou que a frota de veículos em Ipatinga já atinge hoje aproximadamente 150 mil unidades, sem contar o volume flutuante.

SIMULAÇÃO

Para instrumentalizar o planejamento da rotatória, funcionários da Sesuma realizaram a demarcação do local no horário de maior fluxo de carros no bairro, entre 17h e 19h.

“Escolhemos esse intervalo de tempo porque estudos demonstram que este é o momento de maior movimento de pessoas e circulação de veículos nas imediações. O horário é o mais adequado para testar as mudanças”, explicou Nardyello.

O diretor do Departamento de Trânsito, Tayrone Lagares, explicou que foram feitas duas medições para definição de qual seria o tamanho ideal para a construção da nova rotatória.

“Definimos que a rotatória terá 28 metros de diâmetro, porque entendemos que se ela ficasse maior as saídas das demais ruas ficariam estreitas e atrapalharia de qualquer maneira o fluxo”, detalhou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com