Cidades

PMI oferta exames de mamografias e preventivos às mulheres de Ipatinga

IPATINGA – Depois de iluminar a fachada da Prefeitura com as cores do Outubro Rosa, a Administração de Ipatinga deu início nas Unidades Básicas às atividades alusivas à campanha, no mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde irá ofertar para mulheres ipatinguenses entre 40 e 69 anos de idade mais de 1.100 exames de mamografia até o final da campanha.

Nesta ação, as interessadas deverão comparecer ao Departamento de Atenção Básica, no 5º andar da PMI, entre os dias 08 e 15 de outubro, das 12h às 18h. Será necessário apresentar documentos de identidade, requisição do exame e comprovante de residência atualizado ou contrato de aluguel.

SARAMPO

Outra atividade da campanha Outubro Rosa será no sábado, dia 19, quando acontecerá também na cidade, o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo. Junto às ações de imunização, os profissionais de várias Unidades de Saúde aproveitarão para falar sobre os cuidados com a saúde para as mulheres. A expectativa da Secretaria Municipal Saúde é que sejam coletados, durante toda a campanha 1.200 exames preventivos, além da realização de palestras de educação em saúde, oficinas de beleza e atividades esportivas.

RÚSTICA

Já no domingo, dia 20, dentro das atividades do Domingo no Parque, a Prefeitura de Ipatinga realizará a 2ª Corrida Rústica do ‘Outubro Rosa’. No maior cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, serão montadas tendas de saúde, com instituições parceiras do poder público, para aferição de pressão, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais, além de dicas com cuidados ao público feminino. As inscrições para a Corrida estarão abertas a partir do dia 10, no site da prefeitura.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Érica Dias, “a cada ano, a Administração Municipal quer reforçar a importância de cada mulher se conhecer, realizar periodicamente o autoexame e os exames nas mamas, estando atenta às situações em que há alterações. Prevenir é sempre melhor que remediar”, lembra. 

Atendimento às servidoras municipais

Neste mês, além do Outubro Rosa, a Prefeitura de Ipatinga promove as comemorações também alusivas ao Dia do Servidor Público Municipal. Pensando neste público, a Secretaria de Saúde de Ipatinga abrirá inscrição para servidoras que tenham entre 25 e 64 anos de idade, interessadas em realizar seu exame de preventivo. As inscrições deverão ser feitas no Departamento de Atenção Básica, no 5º andar da PMI, entre os dias 08 e 14 de outubro, das 12h às 17h. A coleta do exame será feita no ambulatório da Faculdade de Medicina de Ipatinga.

SAÚDE DA MULHER

A Secretaria Municipal de Saúde já realizou, somente neste ano, mais de 6.000 mamografias em mulheres da cidade. A mamografia (exame de imagem da mama) permite a detecção precoce do câncer, já que mostra lesões em fase inicial, muito pequenas. Daí a importância da realização do exame de dois em dois anos por mulheres com faixa etária entre 50 e 69 anos e que tenham histórico familiar da doença. Em caso de alteração, o município assegura o acompanhamento e tratamento gratuitos. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com