Cidades

PMI oferece suporte aos que desejam abandonar tabagismo

IPATINGA – O tabagismo é uma doença epidêmica, resultante da dependência de nicotina e que mata nada menos que 428 pessoas por dia no Brasil. Não por acaso, o combate e a prevenção desta enfermidade mereceu uma data especial – dia 31 de maio -, com objetivo de reforçar a divulgação sobre os perigos do vício, as ações para controlar o avanço da doença e, sobretudo, o fato de que o tabagismo tem cura.

Em Ipatinga, nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, atividades de saúde e muita informação marcam o Dia Mundial Sem Tabaco, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bom Jardim II. A programação é aberta à comunidade e estarão presentes participantes do grupo de antitabagismo.

Telma Siman explica que “os munícipes que desejam abandonar o vício de fumar encontram na rede pública tratamento gratuito, individualizado e com suporte multiprofissional”.

APOIO

Referência técnica em Saúde do Adulto na Prefeitura de Ipatinga, Telma Siman explica que “os munícipes que desejam abandonar o vício de fumar encontram na rede pública tratamento gratuito, individualizado e com suporte multiprofissional”.

Ela detalha: “Profissionais das Unidades de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolvem, atualmente, atividades de prevenção, conscientização e tratamento de tabagismo para usuários interessados em abandonar o vício. Já estão em andamento cinco grupos na cidade, que reúnem cerca de 160 pessoas. O tratamento estruturado pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) funciona nas Unidades de Saúde dos bairros Jardim Panorama, Vale do Sol, Veneza, Bom Jardim II e Bom Retiro, com duração de seis meses”.

No mês de junho próximo, a Secretaria de Saúde de Ipatinga espera iniciar mais um grupo antitabaco, na UBS do bairro Barra Alegre.

LIVRE DO CIGARRO

Para aderir ao Programa, basta que o interessado procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e faça sua pré-inscrição. Para iniciar o tratamento, o usuário passa por uma consulta médica, em que é aplicado um questionário (Teste de Fagerstöm), com objetivo de avaliar o grau de dependência da nicotina e hábitos tabagistas. Na consulta é avaliado também o tratamento medicamentoso que será necessário para cada paciente.

Já nas quatro primeiras sessões, que acontecem semanalmente, são esclarecidos os malefícios causados pelo cigarro, as vantagens adquiridas ao deixar de fumar, tanto para a saúde quanto em relação às finanças.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com