Cidades

PMI negocia com os sindicatos dos servidores

Representantes da PMI e dos sindicatos dos servidores públicos municipais (Sintserpi e SindUTE) realizaram ontem a primeira rodada de negociação

 

IPATINGA – Representantes da Prefeitura de Ipatinga e dos sindicatos dos servidores públicos municipais (Sintserpi e SindUTE) realizaram, na tarde desta quarta-feira (25), as primeiras rodadas de negociações referentes à campanha salarial 2015 da categoria. Desde 2013 e ao longo de todo o ano passado, a Administração Municipal vem mantendo diálogo aberto com os sindicalistas, com objetivo de garantir a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços públicos prestados à população.
“A situação financeira dos municípios em geral, e de Ipatinga em especial, inibe projeções em relação à pauta salarial nesse momento, mas fazemos um apelo para que o diálogo permaneça franco e direto, com responsabilidade e compromisso com a cidade”, argumenta o secretário de Administração de Ipatinga, Vicente Costa.
Nessas primeiras reuniões com os sindicalistas, foi apresentada a situação das finanças municipais. O diagnóstico aponta quedas acentuadas nas receitas transferidas de Ipatinga este ano, especialmente em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Precisamos acompanhar a evolução das receitas municipais durante o ano, com bastante critério, para adotar as medidas necessárias de forma responsável, sem prejuízos para os serviços públicos, os trabalhadores e a comunidade”, justifica o secretário de Fazenda, Fábio Mussi.
Mesmo diante do quadro de dificuldades, em janeiro, a Prefeitura reajustou os salários de 1.495 servidores dos grupos 1 e 2 do Plano de Carreiras, seguindo o aumento do salário mínimo nacional (R$ 788). O reajuste para esses servidores, em decorrência da revisão da base salarial, foi de até 8,84%. Além disso, a Administração cumpriu no mês passado mais uma fase da tabela gradativa de equiparação salarial entre auxiliares e técnicos de enfermagem, iniciada em 2014 e que será totalmente concluída em 2016, garantindo um reajuste de 10,82% para estes profissionais do serviço público municipal.
No que se refere ao Plano de Carreira do Magistério, o secretário de Administração destaca que são realizadas diversas reuniões com representantes do sindicato com a finalidade de elaborar um documento base que atende as reivindicações da categoria e as propostas de equilíbrio fiscal e financeiro da Administração Municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com